[Ubuntu-BR] Novato precisa de dicas simples

Humberto Júnior xisberto em gmail.com
Quarta Janeiro 30 20:12:32 UTC 2008

2008/1/30 Alexandre Ricardi <alexandrerica em yahoo.com.br>:

> Putz, cara, agora entortou. O q vc quer dizer exata/e com não entrar como
> root e sim como sudo? Sempre q logo, digito minha senha, q foi a única a ser
> criada!

 Existe o usuário-pode-tudo, que é o root, e os usuários-mortais, que são os
outros. O Ubuntu já vem com o usuário root desabilitado, com uma senha
aleatória e desconhecida. Ele configurou para você um usuário-mortal que tem
direito a usar sua própria senha para realizar algumas ações do root.

 Por isso o sistema vai lhe pedir a sua senha de vez em quando: ao
configurar o sistema (a maioria das opções no menu Sistema > Configurações),
ao instalar um programa, coisas assim. A proteção contra os vírus está
exatamente em: não digite sua senha se você não souber para que está fazendo
isso.

 Outros tipos de Linux permitem que você use diretamente o usuário root e
muitos usuários preferem isso, mas isso é uma grave falha de segurança pra
eles. Outros usam Ubuntu e ativam a senha do root, o que para o Ubuntu é
desnecessário.

 Quanto ao problema durante o boot, ele já foi discutido aqui e em vários
outros lugares várias vezes. Não tenho certeza, mas pelo que os colegas já
disseram, uma atualização corrige isso. Para atualizar, conecte-se à
internet e espere um pouco que aparecerá uma mensagem avisando das
atualizações disponíveis.

 *Se* as atualizações não resolverem, procure por "boot negro ubuntu" (sem
as aspas) no Google que você encontrará várias maneiras de resolver o
problema.