[Ubuntu-BR] Dual Boot com Windows Vista e Ubuntu Gutsy 7.10

Zandre Bran zandrebran em gmail.com
Segunda Janeiro 28 19:32:50 UTC 2008

2008/1/28 Erick Tauil <ertauil em gmail.com>:
> Caros amigos do fórum,
>
>    Gostaria que se possível me ajudassem a instalar o Ubuntu Gutsy
> 7.10juntamente com o Windows Vista instalado primariamente no mue
> laptop da
> Toshiba Satellite A135-S4417 [...]
>     Ouvi dizer que não posso instalar o Ubuntu 7.10 na MBR , visto que o
> Windows Vista irá conflitar com o jeito que ele faz o boot...
>
>     Se puderem me ajudar com isso, ficarei muito grato.

    Erick o unico cuidado que tens que ter é na configuração da
partição do disco. Você tem algum conhecimento sobre partições de HDs?
Já instalou o Windows alguma vez?

    Talvez vc tenha que alterar a partição de HD para que possa ter
espaço para GNU. Provavelmente vc só tem uma partição (Disco local
c:), para resolver isto uma solução seria o resize (que não recomendo)
outra é formatar teu micro novamente dividindo ele em 3 partições
primárias. Não se preocupe com espaço, como está inciando no GNU/Linux
agora, deixe apenas 15GB para o GNU e 1Gb para Swap e o resto para o
Windows. Isto porque diferente do vista que ocupa 8,5GB o GNU/Linux
ocupa 3,5GB com tudo instalado (office,compiz,players,...).

     Sobre o que ouviu dizer é em parte verdade, assim como GNU o
Windows também grava sua inicialização na MBR (que é o primeiro setor
do disco com 512 bytes). Porém o GNU não é monopolista e permite que
você tenha mais de uma sistema operacional instalado. Quem faz isto é
um programa chamado GRUB. Aqui mesmo em minha máquina tenho um Windows
que uso para jugar meu futebol e o GNU para outros games e trabalho,
sem problema algum.

    Se ainda tiver dúvida é só escrever.

> Obrigado a todos e Abraços,
> Erick