[Ubuntu-BR] usar pen como memoria ram

Magno Kretzschmar Nardin magno.nardin em bol.com.br
Domingo Janeiro 27 14:28:55 UTC 2008

Em Saturday 26 January 2008 12:48:43 Jose Lera escreveu:
> 1) Primeiro, liguem a pen usb (terá que ser uma pen com pelo
> menos 256MB), e logo que ela seja "montada", façam o umount
> da drive (terão que saber onde ela foi montada, a minha foi
> em /media/disk) - *sudo umount /media/disk/ *
> 2) Agora terão que saber qual o "device" da vossa pen. Façam
> um fdisk -l para procurar. O meu ficou em "/dev/sdb". De
> seguida façam - *sudo mkswap /dev/sdb*

> 3) Agora é só inserir - *sudo swapon -p 32767 /dev/sdb*

> Está pronto a usar.
> Para verificarem insiram o comando - *cat /proc/swaps*

> O meu ficou assim (1GB de swap, 512MB da memória USB):

> [...]

Ok, meu caro alferes Lera,

Mas isso é swap e não memória ram, como está na pergunta.

A resposta do outro colega da lista ainda está correta - não é
possível usar pendrive como mémoria ram. Seja no Ubuntu/Linux
ou em outro SO qualquer.

E digo mais, se estão repassando a informação de que esse
programa/funcionalidade é uma forma de obter mais memória ram
no Vista, trata-se de lego engano. Aliás, o Vista tem a opção
em suas configurações de aumentar o **arquivo** de swap (sim.
Arquivo - é outro sistema operacional e lá a coisa é diferente)
mas, não ram via pendrive.

Por fim, observe-se que o texto citado pelo amigo (
http://en.wikipedia.org/wiki/ReadyBoost ), diz que **em versões
futuras** a MS diz que **será possível** usar memória ram de
vários computadores para uma determinada tarefa em um deles com
o ReadyBoost. Ou seja, por ora, nada. Vaporware. Coisa que o
Linux já faz desde 1997, em uma versão desenvolvida pela NASA e
utilizada no mundo todo, inclusive no Brasil. Veja esses dois
links:
http://ct.gsfc.nasa.gov/annual.reports/ess98/linux.html
http://www.ien.gov.br/instalacoes/teceng/lcp.htm

Não se iluda, meu caro Buzz Lightyear :-) com essas propagandas
enganosas :-)
--
Magno K. Nardin - Linux User # 142.324
Maringá - Paraná - Brazil