[Ubuntu-BR] usar pen como memoria ram

Jose Lera correalera em gmail.com
Sábado Janeiro 26 14:48:43 UTC 2008

ReadyBoost em Linux

Com o lançamento do Vista ficámos a conhecer uma bela funcionalidade,
principalmente para quem não tem muita RAM, conhecida como
ReadyBoost<http://en.wikipedia.org/wiki/ReadyBoost>
.

Primeiro aconselho a ler as precauções que se deve ter ao utilizar uma
qualquer pen usb ou cartão de memória, tendo em conta as limitações
descritas no link acima referido. A maioria das pens vendidas a preços
baixos têm tempos de acesso e velocidade de escrita muito baixos, e se
utilizarem uma pen para ReadyBoost, ao fim de uns tempos saibam que deixa de
ser pen. Mas ao preço que elas estão (€15 2GB, ou ainda mais barato) são uma
boa solução para quem não quer gastar muito dinheiro em mais RAM.

Posto isto, saiba-se que em Linux é possível fazer isto, muito facilmente.

1) Primeiro, liguem a pen usb (terá que ser uma pen com pelo menos 256MB), e
logo que ela seja "montada", façam o umount da drive (terão que saber onde
ela foi montada, a minha foi em /media/disk) - *sudo umount /media/disk/
*
2) Agora terão que saber qual o "device" da vossa pen. Façam um fdisk -l
para procurar. O meu ficou em "/dev/sdb". De seguida façam - *sudo mkswap
/dev/sdb*

3) Agora é só inserir - *sudo swapon -p 32767 /dev/sdb
*
Está pronto a usar.
Para verificarem insiram o comando - *cat /proc/swaps*

O meu ficou assim (1GB de swap, 512MB da memória USB):

moura em yoda:~$ cat /proc/swaps
Filename Type Size Used Priority
/dev/sda2 partition 1020116 28092 -1
/dev/sdb partition 505848 0 32767