[Ubuntu-BR] Não querendo ser chato mas preciso de uma sugestão e sanar algumas dúvidas

Magno Kretzschmar Nardin magno.nardin em bol.com.br
Quinta Janeiro 24 22:25:10 UTC 2008

Em Monday 21 January 2008 12:15:52 Jyulliano Rocha escreveu:
> Eu concordo com o João, o Fedora é muito estável e fácil de
> trabalhar. Ele possui uma ferramenta muito parecida com o
> APT, o YUM,  ele faz tudo que o APT faz, e as vezes melhor.
> Tem uma segurança muito boa, já que ele utiliza o SELinux
> como uma das suas ferramentas de segurança. Ele também tem
> alguns pontos negativos como: ele só baixa codecs
> automaticamente se vc pagar pelos codecs, e outros.

O apt-get foi o primeiro programa usado para gerenciar pacotes
deb via web. Depois vieram os portes dele para rpm e o grande
inovador Synaptic, que era, inicialmente, um front-end para o
apt-get em rpm e, se não me engano, desenvolvido pelo Alfredo
Kojima na Conectiva.

Antes dele, você ia atrás dos pacotes um a um em repositórios
para ter a versão mais nova do seu programa preferido. Alguns
sites ficaram famosos por criar pacotes que já incluíam as
dependências. Quem lembra?

Em seguida, veio o aptitude para fazer por padrão aquilo que o
apt-get fazia como opção. Os demais gerenciadores vieram
depois, com destaque a gerenciador da Mandriva (na época,
Mandrake) e as instalações que não seguem esses padrões, claro
(Slack, etc).
--
Magno K. Nardin - Linux User # 142.324
Maringá - Paraná - Brazil