[Ubuntu-BR] Aproveitamento de partição Windows para virtualização

Allison Almeida allison.almeida em gmail.com
Segunda Janeiro 21 15:45:16 UTC 2008

Sim.

Pelo menos no VMware.

O detalhe é que como o ubuntu(não sei se outras distros também) a partir de
7.04 enxerga os HDs IDE como scsi. Quando o windows inicializa pelo VMware,
ele não encontra os IDEs como esperado pela instalação inicial e "TELA
AZUL".

Existe, em tese, a possibilidade de instalar um driver SCSI no windows e
alterar os parâmetros de inicialização para procurar os discos SCSI para
bootar, mas não consegui fazer funcionar. (SE ALGUÉM TIVER UM MODO DE
FUNCIONAR, "POR FAVOR", ENVIE PARA A LISTA)

No 6.06, sem problema. Instalei o vmware 5.5 e usei o windows na partição
física sem problemas. Realmente um bom ganho de velocidade em relação a
disco virtual.

Com o VMware 6 ainda não testei no 6.06.

Obs.: Existe uma espécie de receita de bolo para configurar o windows para
funcionar no vmware e no modo normal também.

[]s
Allison Almeida.