[Ubuntu-BR] COMO selecionar ESPAÇO DE TROCA no 7.10 ???

Terça Janeiro 15 15:44:03 UTC 2008

Olá Humberto. Você está certo, mas isso depende da aplicação. Para nós, aqui
no Brasil, são poucos as máquinas que disponibilizam de 2G de RAM (pelos
menos na hora da compra), enquanto que este valor é comum na maioria dos
notes do hemisfério norte.É claro que também tem a questão da aplicação. Uma
aplicação de CAD ou vídeo é tão comedora de RAM que 2G não é nada (nadinha
mesmo) e vai ter que ter swap. Agora, um servidor Web (que precisa de muito
cache para funcionar), fazer swap de cache ou deixar os dados no disco é
quase a mesma coisa, de forma que o importante mesmo é ter RAM (neste caso).
A discussão não para por aí,porque tem a questão do gerenciamento no kernel.
Swaps muito grandes (bem maiores que a RAM) fazem com que o kernel gaste
mais tempo no gerenciamento, o que é terrível. Swaps pequenas são mais
otimizadas. Daí um número mágico de 2*RAM. Mas vai depender de muita coisa.
Este número me parece ser o que o próprio sistema utiliza quando de uma
partição automática (tenho 1G RAM, fiz a partição automática e ele colocou
uma swap de quase 2G). Já vi gente que pôs 4G (achei um verdadeiro absurdo,
mas...). O meu uso atual quase não utilizo swap, mas quando abre o cad ele
chega a usar quase 100M de lá)

André Cavalcante
Manaus, AM.