[Ubuntu-BR] COMO selecionar ESPAÇO DE TROCA no 7.10 ???

Humberto Júnior xisberto em gmail.com
Terça Janeiro 15 02:10:51 UTC 2008

Cara, quanto vc tem de RAM? Você sabe que o pior tipo de memória é a swap, e
que deve-se evitar usá-la?

Em termos de velocidade: cache do processador > RAM > swap (HD)
Em termos de preço: swap (HD) < RAM < cache do processador

A swap só deve ser usada em último caso (quem gerencia isso é o kernel) e
reservar muito espaço pra ela só garante que vc terá menos espaço no HD,
nada mais. Não crie swaps acima de 512MB, a menos que vá usar uma aplicação
que realmente exija muita swap (como o Oracle).

Para acompanhar o uso da memória, swap e outras informações do seu sistema
durante o uso, uma opção simples é o monitor do sistema: Clique com o botão
direito em algum painel (melhor o superior, que tem mais espaço livre),
escolha 'Adicionar ao Painel'. Procure pelo 'Monitor de Sistema' e clique em
adicionar.

Para configurar o Monitor, clique sobre ele e escolha 'Preferências'. Marque
que recursos você quer que sejam monitorados. Aí você poderá acompanhar o
uso da memória e da swap enquanto usa o computador.