[Ubuntu-BR] Detecção automática de rede

João Olavo Baião de Vasconcelos joaoolavo em gmail.com
Quinta Janeiro 10 19:58:22 UTC 2008

On Jan 10, 2008 4:26 PM, André Carioca <andrecarioca2004 em yahoo.com.br>
wrote:

> O estranho é que quando utilizei o ifconfig eth0, a placa de rede apareceu
> me mostrando inclusive o IP da máquina.
> No entanto não estou conseguindo navegar.
> Alguém pode ter idéia do que está acontecendo?

Cara, basicamente, são três comandos necessários para verificar sua conexão:
1) ifconfig eth0: verifica o IP da sua placa de rede.
2) route -n: mostra a tabela de roteamento e o gateway.
3) cat /etc/resolv.conf: mostra os servidores DNS que estão sendo utilizados

Soh isso.
Vc já disse que tá pegando IP.
Verifique agora se na tabela de roteamento tá mais ou menos assim:
Destino         Roteador        MáscaraGen.    Opções Métrica Ref   Uso
Iface
192.168.1.0     0.0.0.0         255.255.255.0   U          0
0      0    eth1
0.0.0.0         192.168.1.1     0.0.0.0            UG         0
0      0    eth1

Sendo, no meu caso, 192.168.1.1 o gateway e eth1 a interface de rede que
estou usando.

E, por fim, cheque o conteúdo do arquivo /etc/resolv.conf, e verifique os
servidores DNS que estão lá, se tiver algum.

Verifique se os dados estão batendo com a estrutura da sua rede.

Para ir testando, pingue primeiro o seu gateway. Se funcionar, e vc
continuar nao conseguindo navegar, cheque os seus servidores DNS.

Falous!!
--
João Olavo Baião de Vasconcelos
Ciência da Computação @ UFES