[Ubuntu-BR] Wireless x Ubuntu

Marcellino Junior marcelljr em gmail.com
Terça Janeiro 8 02:27:55 UTC 2008

Aberto o 1a Round!

Estou com um problema que eu considero muito sério, relacionado a conexão
Wi-Fi no Ubuntu 7.10 (para informação, o F8 apresenta o mesmo problema).

Conectar-se à uma rede wi-fi é uma tarefa relativamente fácil nas novas
distribuições, mas quando o quesito é estabilidade da conexão...

Vamos ao "case":

O dispositivo em questão é o *Wireless PCI D-Link DWL-G510*, identificada no
Ubuntu como: *RaLink RT2561/RT61 Rev B 802.11g*.

Serei breve,
A conexão funciona normalmente quando é a minha máquina conectando-se, o
problema é quando um outro computador ou varredura na rede "esbarra" (no
sentido figurado) no dispositivo Wi-Fi.

Olhei as configurações de rede, do dispositivo e tudo parece normal. Porém,
quando tento conectar ao computador de uma outra máquina, via SSH, NFS,
SAMBA a conexão é derrubada. O ping funciona nornalmente e tem retorno, mas
também é um retorno momentaneo. Em pouco tempo uns simples pings sequências
derrubam minha conexao e eu tenho que aplicar um "restart" no dispositivo.

Serviços Web-Based hospedados na máquina também derrubam a conexão quando a
conexão não de origina do próprio host.

Como redes não são minhas especialidades, eu pergunto: seria algum bug?
alguém passa pelo mesmo problema ? Conseguiram solução?

--
Marcellino Junior
marcelljr em gmail.com