[Ubuntu-BR] Iptables

Jocimar de Oliveira falecom em jocimar.com.br
Quarta Janeiro 2 15:21:15 UTC 2008

Em Wednesday 02 January 2008 12:58:39 Leonardo Dias escreveu:
> Olá Jocimar,
>
> No caso do arquivo interfaces, eu nao tenho de setar o mesmo?
> Tipo o ip fixo para o eth0 já esta configurado. A interface eth1,
> necessito configura-la no arquivo interfaces?
> Obrigado
>
> Atenciosamente,

No seu servidor haverá duas placas de rede, e cada uma com seu número de
IP fixo (rede interna).
O IP para fazer o gateway será via placa de rede que está conectado ao
seu router.

As estações terão como gateway o IP da rede interna do seu servidor.

Exemplo servidor eth0 - rede interna:
	Rede interna 10.1.1.10/24
	sudo ifconfig eth0 10.1.1.10 netmask 255.255.255.0 broadcast 10.1.1.255
Exemplo servidor eth1 - ligada ao router:
	Rede para router: 192.168.1.10
	sudo ifconfig eth0 192.168.1.10 netmask 255.255.255.0 broadcast
192.168.1.255

Rota no servidor - ip do router (10.1.1.1)
	sudo route add default gw 10.1.1.1

Exemplo estação eth1:
	Rede interna 10.1.1.101
	Gateway: 10.1.1.10

Na linha do script, enviado anteriormente, a última linha irá fazer o
mascaramento (compartilhar) da internet, e com as configurações das
placas de rede mais o "route", fará com que sua internet seja
compartilhada.

Ao ligar seu servidor, deverá estar configurado para configurar as duas
placas de rede, com roteamente, e depois levantar o script de iptables.

--
Feliz Ano Novo, Muita Saúde e Paz !!!

Jocimar de Oliveira
www.jocimar.com.br