[Ubuntu-BR] aMSN no Ubuntu 7.10 - passo a passo

hamacker sirhamacker em gmail.com
Terça Fevereiro 26 12:58:22 UTC 2008

Escreví este passo a passo, mas preciso determinar se ele funcionará
com outros assim como funcionou comigo e outro micro do lado. Se
alguém puder ajudar e seguir esse passo a passo e determinar se ele
realmente funciona eu ficaria muito agradecido.

Uma questão que não ficou resolvida nele é se eu preciso habilitar ou
não o repositório backport, nos procedimentos abaixo eu detalho como
se não necessitasse dele, porém se falhar convosco então habilite esse
repositório e repita o passo-a-passo.

A idéia do artigo é ser fácil e permitir o empacotamento do aMSN para
que não precise novamente do artigo. Se ele realmente funcionar eu
posto na internet para os amigos do google. Quem puder ajuda então
esteja bem vindo.

<----------- INICIO --------------->
1) Preparando o backport do tcl8.5 e tk8.5
De um ALT+F2 e execute "gksu gedit /etc/apt/sources.list", e
acrescente a seguintes linhas no final deste arquivo a ser editado :
  ### Backport do Herdy Heron
  deb-src http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/ hardy main universe multiverse

Salve o arquivo e feche o editor.

2) Terminal com acesso a conta root
De um ALT+F2 e execute "gksu gnome-terminal", e execute :

apt-get update

A partir de agora siga os próximos procedimentos usando a conta root.

3) Compilando tcl8.5 do backport :

  apt-get build-dep tcl8.5
  apt-get -b source tcl8.5

Vamos conferir se deu tudo certo :

  cd /usr/src
  ls -1 *.deb

Estes arquivos devem aparecer :
  tcl8.5_8.5.0-2_i386.deb
  tcl8.5-dev_8.5.0-2_i386.deb
  tcl8.5-doc_8.5.0-2_all.deb

E por fim voce executa o "dpkg -i" para instala-los :
  dpkg -i tcl8.5*.deb
  apt-get install -f

4) Compilando tk8.5 do backport :
É praticamente o mesmo procedimento do tcl8.5, apenas muda o nome do pacote.
Mas se voce é um técnico em Linux, deverá saber que há divergencias do
tk8.5 e do author, essa divergencia não prejudica o aMSN, porém voce
poderá se desejar (não recomendo se o que voce quer é apenas o aMSN
funcionando) poderá escolher o passo 9 no lugar dessão seção.

  apt-get build-dep tk8.5
  apt-get -b source tk8.5

[...]

  tk8.5_8.5.0-3_i386.deb
  tk8.5-dev_8.5.0-3_i386.deb
  tk8.5-doc_8.5.0-3_all.deb

E por fim voce executa o "dpkg -i" para instalar apenas os tk8.5* :
  dpkg -i tk8.5*.deb
  apt-get install -f

5) Instalando tcl8.4 e tk8.4 ?????
Instalamos o tcl8.5, porém pode parecer um absurdo mas também
precisaremos instalar o tcl8.4, acontece que na hora de compilar o
amsn então o tcl8.5 é requerido, no entanto, na hora de instalar o
pacote .deb do amsn ele requererá como dependencia o tcl8.4.
Para não ter que ajustar os fontes em debian/, a melhor saída é
instalar a ambos como voce verá a seguir :

apt-get install tcl8.4 tcltls tk8.4 \
   libpng12-dev libjpeg62-dev libsnack2 \
   subversion build-essential dpatch

6) Fazer o backport do aMSN(0.97) ou Baixar os fontes com atualizações
diárias (0.98+) ?
Voce terá que optar por uma das duas, a vantagem do backport é que não
há nenhum mistério, funciona sempre. Por outro lado, as atualizações
diárias do aMSN pode trazer novos recursos, mas também novos bugs que
ainda precisam ser corrigidos.

Fazendo o backport da versão final que consta no próximo Ubuntu Herdy Heron :
  apt-get build-dep amsn
  apt-get -b source amsn

Para instalar :
  dpkg -i /usr/src/amsn*.deb

A versão 0.97 (backport)  também oferece suporte a webcam  e fontes antialising.

A versão SVN oferece alguns recursos extras, não sei especificar
exatamente quais são porque não utilizo-o, conforme explicado, estou
apenas ajudando um amigo.
Se voce preferir a versão SVN, esteja avisado que é uma versão
snapshot, isto é, atualizado todo o dia, e não é todo o dia que o
código estará livre de erros, quem utiliza uma versão SVN sabe de
antemão que poderá ter surprezas desagradáveis. Embora aqui comigo, a
versão SVN tenha rodado bem.

Baixando a versão SVN :
  cd /usr/src/amsn-src
  apt-get build-dep amsn
  svn co https://amsn.svn.sourceforge.net/svnroot/amsn/trunk/amsn amsn

  cd amsn

  não é necessário ./configure :

  make clean
  make deb

Se tudo der certo ocorrerá no final, mensagens assim :
  (...)
  dh_builddeb --destdir="./distrib/DEB" --filename="amsn_0.98b-svn9602.deb"
  dpkg-deb: construíndo pacote `amsn' em
`./distrib/DEB/amsn_0.98b-svnNNNNN.deb'.
  make[1]: Saindo do diretório `/usr/src/amsn-src/amsn'
Repare a instrução --filename="amsn_0.98b-svnNNNNN.deb", isso indica o
nome do pacote .deb que foi criado.
A seguir usaremos o 'dpkg -i' para efetuar a sua instalação

Para instalar :
  dpkg -i distrib/DEB/amsn_0.98b-svnNNNNN.deb
  apt-get install -f

onde NNNNNN é o numero da revisão snapshot gerado.

7) Trocando wish por wish8.5
Os fontes do aMSN fazem referencia ao wish para encontrar alguns
programas instalados no seu computador, ocorre que 'wish' não existe
em nenhuma instalação do Ubuntu, por alguma razão a documentação
encontrada no ubuntuforums não pede que isso seja resolvido com um
link simbolico, mas editar o script '/usr/bin/amsn' e realizar essa
troca lá.

  gedit /usr/bin/amsn

procure por wish e troque por wish8.5   (requerido para quem usou a versão SVN)

8) Para executar o aMSN vá em Aplicações->Internet->aMSN ou
simplesmente dê um ALT+F2 e execute "amsn".
Se surgir a mensagem de erro :
   make: ** [utils/TkCximage/src/TkCximage.cpp.so] Erro 1

É porque voce pulou o passo 7.

9-Opcional) Encontrei divergencias no pacote tk8.5 entre o
empacotamento debian e o .tar.gz original, pode não ser nada, mas se
voce preferir experimentar o tk8.5 diretamente do desenvolvedor então
siga esse procedimento :

 cd /usr/src
 wget -vc http://prdownloads.sourceforge.net/tcl/tk8.5.1-src.tar.gz
 tar zxvf tk8.5.1-src.tar.gz
 cd tk8.5.1/unix
 ./configure --enable-xft --prefix=/usr
 make
 make install

Conclusão final :

Não utilizo o aMSN, apenas empacotei para um amigo e estou descrevendo
os procedimentos.
A justificativa para não usar o pidgin é o uso da webcam que para ele
é imprescindivel.
Ao final da instalação voce poderá (se quiser) retirar a ultima linha
que foi acrescentada no /etc/apt/sources.list :
  ### Backport do Herdy Heron
  deb-src http://br.archive.ubuntu.com/ubuntu/ hardy main universe multiverse

Elas serviram ao seu proposito de permiter migrar os pacotes
recentissimos do próximo Ubuntu para a versão atual.

Guarde os pacotes *.deb em /usr/src e
/usr/src/amsn-src/distrib/DEB/*.deb numa só pasta a ser criada, assim
da próxima vez que for instalar o aMSN noutro Ubuntu basta transportar
esses arquivos e executar um :

sudo dpkg -i *.deb
sudo apt-get install -f

Nada de compilações ou mexer no sources.list novamente.