[Ubuntu-BR] aMSN atualização e erro TkCx Image

hamacker sirhamacker em gmail.com
Segunda Fevereiro 25 13:10:48 UTC 2008

Esse foi o passo-a-passo que criei após concluir a instalação do novo
aMSN no ubuntu-gutsy de meu amigo. Visto que não uso aMSN no meu
micro, não queria reproduzir no meu computador, então se voce puder
ajudar a testa-lo e vê se também funcionará no seu computador ficaria
grato.

Se tudo funcionar bem  eu posto no meu blog como sendo uma solução.

Eis o passo a passo :

1) Habilitar o repositorio backport pelo synaptic e  atualizar.
2) Instale as dependencias :
 sudo apt-get install tcl8.5  tcl8.5-dev \
   tcl8.4 tcltls tk8.4 \
   libpng12-dev libjpeg62-dev \
   subversion build-essential
  Pode parecer um absurdo instalar o tcl8.4 e 8.5 juntos, acontece que
na hora de compilar o amsn o tcl8.5 é requerido, no entanto, na hora
de instalar o pacote .deb do amsn ele requer a dependencia do tcl8.4.
Para não ter que ajustar os fontes do diretorio debian/, a melhor
saída é instalar ambos.

3) Baixe os fontes do aMSN :
 sudo bash
 cd /usr/src
 mkdir amsn-src
 cd amsn-src
 wget -vc http://prdownloads.sourceforge.net/tcl/tk8.5.1-src.tar.gz
 tar zxvf tk8.5.1-src.tar.gz
 cd tk8.5.1/unix

 ./configure --enable-xft
 make
 make install
 cp tkConfig.sh   /usr/local/lib/tk8.5/

 cd /usr/src/amsn-src
 svn co https://amsn.svn.sourceforge.net/svnroot/amsn/trunk/amsn amsn

4) gedit debian/rules
trocar a linha :

  CFLAGS="$(CFLAGS)" ./configure --host=$(DEB_HOST_GNU_TYPE)
--build=$(DEB_BUILD_GNU_TYPE) --enable-libng

por

  CFLAGS="$(CFLAGS)" ./configure --host=$(DEB_HOST_GNU_TYPE)
--build=$(DEB_BUILD_GNU_TYPE) --enable-libng
--with-tk=/usr/local/lib/tk8.5

5)
 Alguns são apressadinhos e podem ter executado um 'make install'
antes de ler este artigo, se voce é um desses apressadinhos terá de
executar um 'make uninstall' antes de prosseguir.
 make clean
 ./configure --with-tk=/usr/local/lib/tk8.5
 make deb

Se surgir a mensagem de erro :
   make: ** [utils/TkCximage/src/TkCximage.cpp.so] Erro 1
Entao é porque o make clean não foi bem sucedido, isto ocorreu comigo
quando executei 'configure&&make&&make install' ao ínvés do 'make
deb', parece que virou uma zona e a unica forma de arrumar isso foi
repetir novamente este passo desde o inicio.

7) dpkg -i distrib/DEB/amsn_0.98b-svn9594M.deb

8) gedit /usr/bin/amsn
procure por wish e troque por wish8.5