[Ubuntu-BR] Recomendação de compra [ERA: Aceleração gráfica no Ubuntu 7.10

Laura laura.ssb em gmail.com
Sábado Fevereiro 23 03:50:59 UTC 2008

Em 22/02/08, romano <bruno em tanervoso.com.br> escreveu:
> O principal para trabalhar com imagens é uma placa de video, a diferença
>  de uma placa onboard para uma offboard é que a palca onboard conta com
>  meória somente apra ela e um gpu (unidade de processamento grafico, ou
>  algo assim), um processador grafico muito melhor que uma placa onboard
>  que divide a sua memória;

Passei horas tentando entender aqui esse meu hardware, olhando
relatório antigo do everest (da época do XP), procurando no site do
fabricante (muita informação técnica para mim), mas de repente, achei
um site de loja que descrevia algo que parece ser minha placa mãe:

Placa Mãe Intel Socket LGA775 ECS P4M800PRO-M - Som/ Video/ Rede/Sata

(http://www.tudoemcomputadores.com.br/loja/produto.php?id=9120&nm=Placa_Mae_Intel_Socket_LGA775_ECS_P4M800PRO-M-Som-Video-Rede-Sata)

Descrição

CPU LGA775 socket for latest Intel Core 2 Duo / Pentium D / Pentium 4
/ Celeron D processor
FSB 1066/800/533 MHz
Support Hyper-Threading Technology

CHIPSET VIA(R) P4M800Pro & VT8237R+
North Bridge: VIA(R) P4M800Pro
South Bridge: VIA(R) VT8237R+

****GRAPHICS Integrated S3 UniChrome Pro 2D/3D Graphics
Share memory : 64MB****

MEMORY Single-channel DDR memory architecture
2 x 184-pin DDR DIMM socket support up to 2 GB
2 x 240-pin DDR2 DIMM socket support up to 2 GB
Support DDR400/333 DDR SDRAM or DDR2 533/400 DDR2 SDRAM

EXPANSION SLOT 1 x AGP 8X slot
3 x PCI slots

STORAGE Supported by VIA VT8237R
Supported by VIA VT8237R+
4 x Ultra DMA133/100/66 devices
2 x Serial ATA devices
RAID0 & RAID1 configuration

AUDIO Realtek ALC655 6-Channel audio CODEC
Compliant with AC'97 2.3 specification

LAN VIA(R) VT6103L 10/100 Mbps Fast Ethernet PHY

REAR PANEL I/O 1 x PS/2 keyboard & PS/2 mouse connectors
1 x Parallel port (LPT)
1 x Serial port (COM1)
1 x VGA port
4 x USB ports
1 x RJ45 LAN connector
1 x Audio port (Line-in, Line-out, Mic-in)

INTERNAL I/O CONNECTORS & HEADERS 1 x 24-pin ATX Power Supply connector
1 x 4-pin ATX 12V connector
1 x FDD connector
2 x IDE connectors
2 x Serial ATA connectors
2 x USB 2.0 headers support additional 4 USB Ports
1 x Buzzer
1 x IrDA for SIR header
1 x Front panel switch/LED header
1 x Front panel audio header
AUX-in header
1 x CD in header
CPUFAN/SYSFAN connectors

SYSTEM BIOS AMI BIOS with 4Mb Flash ROM
Supports Plug and Play 1.0A, APM 1.2, Multi Boot, DMI
Supports ACPI revision 1.0 specification

FORM FACTOR Micro-ATX Size, 244mm*244mm

Como vcs puderam ver, essa placa tem vídeo onboard com aceleração
****GRAPHICS Integrated S3 UniChrome Pro 2D/3D Graphics - Share memory
: 64MB****.

Bem, o que gostaria de fazer é segurar mais um tempo com ela e daqui a
um tempo comprar uma boa placa mãe nova e placa de vídeo off board,
pois esta atual aqui só tem AGP até 8x e as memórias compatíveis são
até DDR2 400, o que não é tão fácil de se achar (penso). Como no
Windows eu estava com a função 3D ativada pelo DirectX, o que pergunto
a vcs é:

- Existe algo semelhante no GNU/Linux para eu utilizar por agora?
Pesquisei bastante por agora, mas a solução me pareceu incompleta,
pois rodar o DirectX no Wine, só para jogos, não é o que preciso e
sim, ver vídeos, efeitos, etc...

--
Laura Bernardes - laura.ssb em gmail.com