[Ubuntu-BR] [OFF] Terra disponibiliza vídeos em HD usando Silverlight

Quarta Fevereiro 20 21:22:57 UTC 2008

Em Qua, 2008-02-20 às 11:25 -0300, Adilson Oliveira escreveu:

> Desculpe discordar mas a crítica, quando construtiva, deve ser um hábito
> a ser cultivado sim. Sem críticas não há evolução.

Mas o problema que o Salles apresenta é a crítica pela crítica, quando
então não é construtiva, apenas gratuita. Critica-se tudo que envolva
direta ou indiretamente a Microsoft; certamente esse [off] foi mais
motivado pela tecnologia ser da Microsoft do que pela adoção da
tecnologia pelo Terra. Mas isso é especulação minha.

> Concordo.

E do mesmo modo que nós, usuários, fazemos nossa opção, o Terra fez a
dele. Criticá-lo por fazer isso está errado, da mesma forma que é errado
criticar alguém que prefere usar o Windows a um sabor de Linux.

> Não necessariamente. Não deve haver impedimento técnico que não permita
> criar uma estrutura que atenda a multiplas plataformas.
> Porquê não fazer streaming em vorbis/theora ou mesmo flash?

A Globo oferecia essa estrutura? Como ela foi conseguida? Será que
diversos usuários não reclamaram com a Globo e, por isso, ela acabou
adotando uma solução que agradasse a gregos e troianos? Por que não
fazer o mesmo com o Terra ao invés de criticá-lo por adotar uma
tecnologia em detrimento de outra?

> Quem fornece o produto final aqui é o Terra então ele é que deve ser
> criticado por não fornecer um produto que todos possam usar. A Microsoft
> forneceu a ferramenta dela, lock-in, como a gente já está acostumado.
> Quem decidiu usa-la foi o Terra.

É justamente esse seu argumento de criticar o Terra por fazer sua
escolha que não me convence. Fica parecendo uma coisa de polícia
política, onde todos os que pensam diferente são inimigos do Estado e
ponto final. Talk is cheap, e o mundo é de quem faz a melhor propaganda
e vende com isso seu produto -- mesmo que prejudique algumas pessoas no
processo, mas a beleza da liberdade de expressão é poder reclamar até
ser ouvido. Não foi assim com a Dell, que agora vende PCs com o Ubuntu?
Ou mesmo a vitória dos usuários do XP, que vão continuar a poder comprar
computadores Dell com esse SO e não o Vista?

> []s

Calorosos e afetuosos,

> Adilson.

J.

Cibertecário: Doses Homeopáticas de Ciência da Informação e Cultura do
Software Livre
http://cibertecario.wordpress.com