[Ubuntu-BR] [OFF] Paraná - 2 mil empresas notificadas sobre NF de softwares

Adilson Oliveira adilson em canonical.com
Quarta Fevereiro 20 16:50:09 UTC 2008

Reginaldo Radel escreveu:

Se me permite, gostaria de debatar alguns dos pontos:

> 	Liguei para o número 0800-110039 informado na matéria. A denúncia é feita no
> anonimato, em seguida a empresa denunciada será notificada à prestar contas.
> Caso alguma irregularidade seja constatada, a empresa deverá regularizar sua
> situação de "pirata" para empresa idônea ou será multada.
>
> 	Boazinha essa associação que conta com mais de 780 empresas associadas. Será
> que a Microsoft ajuda a financiar essa associação?  ;-)

Sim e além dela a Oracle, Novell, IBM e mais uma série de outras grandes
e pequenas da área de informática.

> 	Pra mim, essa é uma forma de fazer caixa ($$$$$) e manter clientes fiéis por
> mais tempo, afinal de contas, pagar e depois não usar.

De imediato, a idéia é fazer que se pague pelas licenças que se usa oq
eu está corretíssimo. Em seguida, já com as licenças pagas, começa o
processo de lock-in: já que pagamos, temos que usar.

> 	Esta é uma das formas de reprimir o crescimento de uso do software livre.

Pelo contrário, é uma forma de incentivar! Se a empresa não tem grana
para pagar as licenças ela vai ter que migrar para software livre ou
correr o risco de uma ação judicial. Eu mesmo colaborei em alguns
projectos do gênero.

> 	Em tempos que a informática é essencial para existirmos, os custos elevados
> para aquisição de softwares tem nos tornados (governos, empresas e sociedade
> de forma geral) em criminosos. :-(

Aqui eu discordo veementemente. As regras do jogo são claras. Se você
precisa de recursos de informática, pague o que é pedido ou procure
alternativas. faz parte do custo para manter a empresa assim como água,
luz e telefone.

> 	Esse é um bom exemplo de CAPITALISMO SELVAGEM !!!!

Sim, é capitalismo e eu dou graças por isso. Ninguém está impondo nada,
você entra no jogo com regras claras e consciente de suas escolhas.

[]s

Adilson.