[Ubuntu-BR] Como ter mais segurança ao remover uma pasta?

Israel Junior israeljunior em gmail.com
Segunda Fevereiro 18 17:26:00 UTC 2008

2008/2/18 Artur Oliveira Gomes <artur.o.gomes em gmail.com>:
> Oi Pessoal,
>
> Gostaria de uma ajuda:
>
> Como eu posso fazer para que, ao tentar remover uma pasta, sempre eu tenha
> que digitar um "sim" ou "yes" ou "s/Y" da vida?
> As vezes eu sou meio desatento e faço besteira apagando pastas minhas sem
> querer.. Hoje, sem querer apaguei uma pasta com 30gb de musicas.. Sorte que
> eu havia feito backup de tudo umas duas semanas atrás.
> Há alguma forma de fazer um alias no .bashrc para que eu precise fazer esse
> procedimento?
>
> Grato,

Coloca lá no .bashrc:

alias rm="rm -i"

O parâmetro -i do rm pede uma confirmação do usuário.

Dá uma lida na manpage do rm para maiores detalhes.

--
Israel Junior
Linux user #416683