[Ubuntu-BR] Pensamento Linux x pensamento Windows

Quarta Fevereiro 13 20:35:00 UTC 2008

Em 13/02/08, Vinicius Franco do Nascimento <vinicius.nascimento em gmail.com>
escreveu:

> Bom,
>
> Geralmente não opino sobre isso.
>
> Mas olhe bem, nenhum usuário usa o sistema operacional, usa a aplicação.
> Não importa se é um Office, ou um servidor Web. Vc quer a aplicação
> funcionando da melhor maneira possível.
> No meu caso, os programas do Windows funcionam melhor no meu vmware que no
> nativo.
>
> Se quer migrar aos poucos, instale as aplicações do linux no
> windows..deixe
> eles se acostumarem nelas. Aí vc migra... Sem transtornos, crise.
> [...]

É por essas e outras que vejo que o pessoal do Wine deveria ser mais apoiado
pela turma open source e, principalmente, pelas distros Linux. Não adianta
nada você falar que o linux tem isso e tem aquilo e aquilo outro. Se não
tiver o programa que o sujeito tá usando (e que foi desenvolvido sob medida
para a empresa dele) ele não vai mudar. Não se trata de se usar MS Office ou
não.É muito mais amplo. Se não rodar as aplicações corporativas já
existentes, esquece. Só numa migração global (tipo como o BB fez) é que vai
ter a chance de o Linux emplacar. E olha que não tô falando de qualidade nem
comodidade, mas uma necessidade. Outra coisa, a empresa vai investir em
Linux nao pelo fato de ela não pagar licenças, pois toda empresa que se
preze vai fazer contrato com uma red hat, canonical ou suse, ou ainda
mandriva, itautec (para falar das nacionais) para dar suporte a sua distro e
vai pagar por isso (talvez mais em conta que o do Windows, mas vai ter
preço, sim). Essa coisa do licenciamento pega mais pra gente, usuários
domésticos que são doidos por software grátis (aliás, já existem muito bons
software para linux pagos e bem pagos e mesmo alguns open source, se bem que
neste caso, não sei porque, não duram muito sendo pagos)

André Cavalcante