[Ubuntu-BR] ""

Salles salles.web em gmail.com
Segunda Fevereiro 11 15:36:22 UTC 2008

Valeu a dica, Fábio.

Não sou exatamente um técnico nisto mas, como é hábito de alguns
usuários descartarem hds com clusters defeituosos, eu utilizo os
programas mencionados para recupera-los e montar máquinas simples para
doar a estudantes de escolas publicas que não tem recursos para adquirir
máquinas mesmo usadas.
Reciclagem gratuita, não é grande coisa, mas faço minha parte e não me
custa nada, apenas um pouco de tempo. A recompensa? Valeu, tio!
Eu sei que eles vão passar a maior parte do tempo jogando mas... eu dei
a oportunidade de pesquisar, de aprender.

Valeu pelas dicas em relação às mensagens do linux e ao smartctl que dão
uma informação sobre o estado dos hds...
Mas a questão é: acesso aos recursos de update de mbrs, zeragem e baixa
formatação de área especificada.
De 10 hds descartados, ao menos 5 são recuperáveis mesmo que
parcialmente, o que permite seu uso com linux sem qualquer problema
inutilizando-se a parte defeituosa do disco.
Uma das máquinas que montei, possui um pequeno HD de 4G como master,
contendo o GRUB do Ubuntu e o sistema roda nos 90G finais de um HD slave
de 120G cujos 30G iniciais foram pro espaço "mesmo".
Mencionei os programas da Seagate por serem o recurso que disponho
mas... estou tentando encontrar algo idêntico para rodar direto no
linux, ou seja, jogo o HD na USB e pronto, dali ele sai com a parte util
pronta para receber o SO.

Valeu, abraços.

Salles (Nethell)