[Ubuntu-BR] Problema com impressão no SAMBA

Telmo Trindade tr.telmo em gmail.com
Sexta Fevereiro 8 15:36:56 UTC 2008

   A muito tempo deixei de usar o samba pra compartilhar impressoras já que
o cups faz todo o trabalho pra gente... e quem já viu meus posts por aqui
sabe que gosto das coisas o mais simples possiveis. Vou mostrar como faço:
(antes de mais nada minha rede é de ip's fixos pois antes da simplicidade
gosto de ter o controle de tudo -- e na hora de configurar a impressora no
windows vamos precisar do ip do servidor)

1 --no micro que tem a impressora (estou presumindo que ele é o gutsy)

Menu Sistema --> Administraçao --> Impressão
     --- sera aberta a caixa de dialogo Configurações básicas do servidor,
marque a opção compartilhar as impressoras conectadas.

     --- caso voce nao saiba o ip desse micro vá em Sistema --> adminstração
--> Rede e anote  ou simplesmente abra um terminal e digite ifconfig

2 -- se o micro que estiver com a impressora não for o gutsy -- digo isso
porque o meu servidor de impressão aqui do trabalho é o 6.10 ainda e ele nao
tinha essa funcionalidade, o que eu fiz. foi clonar o cupsd.conf de uma dica
antiga do kurumin.. ai vai meu cupsd conf para os que lerem este artigo:

##### inicio do cupsd.conf
AccessLog /var/log/cups/access_log
ErrorLog /var/log/cups/error_log
LogLevel info
PageLog /var/log/cups/page_log
Printcap /etc/printcap.cups
User lp
Group sys
Port 631
Browsing no
BrowseAddress 255.255.255.255
BrowseAddress @LOCAL
<Location />
Order Deny,Allow
Deny From None
Allow From All
</Location>
<Location /admin>
Order Allow,Deny
Deny From none
## a linha abaixo foi inserida para permitir que eu controle a impressão
##  de uma maquina remota por mim definida
Allow From ipdamaquina
</Location>
<Location /printers>
Order Deny,Allow
Deny From None
Allow From All
</Location>

### fim do cupsd.conf

3. Na maquina remota (no gutsy)
Menu Sistema --> Administração --> Impressão
  --- Se voce marcar a opção mostrar impressoras compartilhadas por outros
sistemas o cups ira instalar (automaticamente) todas as impressoras
compartilhadas na rede, pode ser uma boa coisa caso voce nao use dhcp ou
tenha poucas impressoras na rede, particularmente não gosto dessa opção
porque tenho muitas impressoras na rede e sempre acaba um usuário imprimindo
na impressora errada.

--- Vá em Nova Impressoras -->  escolha a opção  "Outro"  e no campo onde
diz digite a url escreva: http://ipdamaquina:631/printers/
nomedaimpressora      --- siga os próximos passos normais para instalação
como escolha do driver, etc.    DICA: pra voce ter certeza que a impressora
esta compartilhada basta voce abrir o navegador de preferencia e digitar a
url que acima, devera aparece a pagina do cups.

4. Na maquina remota ( no windows )

-- Estou sem windows aqui pra dar o passo a passo exato mas o grosso é o
seguinte: Vá em adicionar impressoras --> escolha a opção impressora de rede
--> conectar-se a uma impressora da intranet ou internet --> digite a url
exatamente igual ao passo 3, continue a instalação da impressora
normalmente. Se ocorrer algum erro apenas clique em ok e continue a
instalação pois no final vai dar certo.

Qualquer duvida sobre compartilhamento de impressoras com cups estou a
disposição pois usso esse serviço já a algum tempo, se mesmo assim voce
ainda precisar usar o samba pra compartilhar suas impressoras coloque alguns
detalhes de sua rede, tipo quem imprime na impressora (win ou linux), a
impressora imprime localmente ou não, poste tambem a seção printers de seu
smb.conf .