[Ubuntu-BR] Pensamento Linux

Antonio Fonseca antonio.fonseca em gmail.com
Quinta Fevereiro 7 14:26:15 UTC 2008

Newton,

Seus problemas não tem um culpado óbvio. O Linux é uma tecnologia que está
vindo da periferia para o mainstream, enquanto que o Windows já faz bastante
tempo (em termos tecnológicos) que é o mainstream.

Nesse cenário é natural que ocorra o suporte "oficial" dos fabricantes de
dispositivos e desenvolvedores de software ao produto com a maior base
instalada. Especialmente se estamos falando do uso no desktop.

Muitas vezes essa "falta de suporte oficial" se manisfesta através dos
problemas que você provavelmente está enfrentando. Uma boa sugestão que eu
posso te dar é a seguinte:

1- Estude o funcionamento interno do sistema operacional, ou seja,
compreenda como realmente o Linux funciona. Você descobrirá que a maioria
dos seus problemas dizem respeito a sua falta de conhecimento ou
familiaridade com o Linux.
2-  Ou o que é pior, uma tentativa de administrar o Linux como se ele fosse
e funcionasse como o Windows. Lembre-se Windows e Linux são sistemas
operacionais completamente diferentes, funcionam de maneira diferente tanto
técnica como filosoficamente falando.
3- O Linux deriva do UNIX, portanto é importante que você pense como um
hacker de UNIX ao utilizá-lo, No início isso pode parecer complicado, mas
com o tempo você descobrira como isso é prazeroso e faz muito mais sentido
do que a maneira como o Windows funciona.
4- A maneira como o Windows funciona e foi desenvolvido é a principal
responsável por todos os problemas inerentes ao sistema da Microsoft: baixa
segurança, pouco estabilidade e robustez e fraca performance (novamente
recomendo que você estudo sobre o funcionamento do Linux e logo chegará a
essas conclusões por conta própria).

Certo, mas então porque o WIndows fez, e ainda faz, mais sucesso do que o
Linux?

Bem isso é verdade incontestável quando estamos falando do desktop, mas não
se aplica ao mercado de servidores.

Vamos começar pelo segundo: no mercado de servidores o Linux é uma aposta
segura e superior ao Windows em praticamente todos os aspectos. Quem ainda
utiliza Windows no servidor provavelmente o faz por causa do legado,  esteja
ele ligado a aplicações em uso ou investimento já realizado na qualificação
dos profissionais envolvidos com a manutenção sistema. Porém na esmagadora
maioria dos casos há sempre um projeto piloto ou análise em curso para
migração de plataforma (mesmo que não completamente). E tembém na maioria
dos casos essa migração ocorre e se bem planejada e conduzida, não há volta
(benefícios tangíveis e intangíveis logo justificam a adoção do Linux no
servidor).

Dois outros fatores importantes para o sucesso do Linux no servidor são o
suporte oficial dos fabricantes de servidores e afins ao Linux e o perfil do
usuário, nesse caso o administrador de sistemas (certamente bem mais
qualificado que o usuário comum).

E no desktop? Há salvação para o Linux no desktop?

Eu creio que sim, explico: o Linux no desktop não substituirá o Windows do
dia para a noite, mas certamente com o passar do tempo conseguirá maior
apoio dos fabricantes de computador e isso se traduzirá em uma experiência
mais suave para o usuário.

Um equívoco comum é acreditar que a tecnologia usada no Linux é inferior
aquela adotada pelo Windows. Na realidade ocorre exatamente o contrário.
Somente na versão mais recente do Windows (o Vista) é que a Microsoft
conseguiu implementar uma série de recursos há anos disponíveis no Linux e
nos sistemas UNIX. E ainda falta muita coisa para haver alguma equivalência
considerável, ouso supor que isso inclusive jamais ocorrerá.

Quanto a facilidade de uso. Bem instalar um dispositivo (periférico)
qualquer em uma distribuição moderna do Linux é muitíssimo mais fácil e
rápido que fazê-lo no Windows (em qualquer versão). Quase sempre basta
espetar o dispositivo e ele funciona, quando muito e necessário instalar
alguma aplicação para utilizá-lo.

E quando não funciona? Bem aí você não está com sorte ou fez uma compra
desinformada. Como eu já disse aqui acontece que a maioria dos fabricantes
ainda não suporta Linux oficialmente e o suporte (drivers, etc) é provido
pela comunidade de desenvolvedores open source através da análise da
documentação técnica disponível para o hardware em questão ou através de
engenharia reversa, em alguns ainda sendo necessário conviver ou superar
limitações legais (licenciamentos, etc). Mas é importante ressaltar que
esses casos (de não haver suporte) estão se tornando a excessão e não mais a
regra (o Linux é talvez o sistema operacional em uso hoje com suporte ao
maior número a hardware existente - na maioria dos casos tem-se suporte
plug-n-play através do kernel, é espetar e funciona e quando isso não ocorre
em geral é apenas um questão de tempo - experimente uma versão nova da sua
distribuição).

Interface com o usuário e aplicações disponíveis. Quanto a interface com o
usuário acho que não há muito o que comentar quanto a qualidade das opções
disponíveis, me perdoe o trocadilho, mas ela é visível. Quanto a aplicações,
existem uma quantidade brutal de soluções em software open source (basta
pesquisar) e alguns dos principais desenvolvedores de soluções proprietárias
já suportam oficialmente Linux para seus produtos.

Gostaria dizer que o Linux é viável para o uso contidiano tanto no servidor
quanto no desktop e ficará cada vez mais palatável a medida que grandes
fabricantes e empresas passarem (inevitavelmente) a suportá-lo para seus
produtos e serviços. Existem alguns fatores dificultadores para isso, dentre
eles principalmente a pequena (mas crescente) base instalada (principalmente
no desktop), a falta de conhecimento sobre a plataforma e (isso mesmo) a
filosofia que sustenta o software livre.

Este último elemento é o mais polêmico e contraditório para a maioria das
empresas. Porém nada que a própria evolução dessa filosofia e do próprio
mercado não possam dar conto. É tudo uma questão de tempo.

Um dia certamente veremos soluções baseadas em Linux tão bem integradas que
será difícil resitir ao seu apelo de qualidade e baixo custo em relação a
outras plataformas.

Finalizo dizendo que você pode ficar bem satisfeito como Linux se aceitar
fazer algumas concessões (mais especificamente quanto a abandonar aplicações
para Windows com as quais você está familiarizado e migrar para equivalentes
em software livre - na verdade pode começar a fazer isso até mesmo usando
Windows - OpenOffice.org, Firefox, etc, funcionam de maneira em Windows,
Linux ou Mac), estudar sobre o funcionamento interno do sistema para
realmente saber como administrá-lo e operacionalizar o que você precisa e
finalmente escolhendo bem o hardware que vai utilizar (compatibilidade).

Sua experiência será suave e satisfatória e para as excessões você tem o
recurso facilmente disponível da virtualização - tanto em software livre
quanto em software proprietário
(veja)<http://antoniofonseca.wordpress.com/2008/02/06/parallels-disponivel-atraves-de-repositorio-oficial-do-ubuntu/>
.

Abraço,