[Ubuntu-BR] Pensamento Linux x pensamento Windows

José Geraldo Gouvea jggouvea em gmail.com
Quarta Fevereiro 6 23:49:44 UTC 2008

Em Wednesday 06 February 2008 18:19:31 Salles escreveu:
> Prezados amigos divulgadores do Ubuntu.

> Um usuário Windows 3.1 migra para um 95, totalmente diferente em seu
> aspecto operacional e visual e acha ótima a mudança, independente do
> fato de não saber operar muitos dos novos recursos e se atrapalhar, por
> exemplo, na instalação de um novo hard ou soft.

Um usuário de Corel Draw ao saltar de uma versão para outra, pulando um ou
dois números (o que é comum, dado o custo do Corel), pode ficar totalmente
perdido também, mas ele "persiste" porque se sente preso. Nem adianta
argumentar com outros programas, MESMO QUE SIMILARES E TAMBÉM PROPRITÁRIOS.
Lembre-se que a Adobe tem o Illustrator (que é líder nos EUA, mas é ignorado
no Brasil).

> Um problema comum a estes é a atualização de plugins ou componentes que,
> habitualmente, não informam as necessidades da máquina e por vezes criam
> uma tremenda dor de cabeça ao usuário cuja máquina não possui os
> recursos necessários para utilizá-lo.

Isto não é um acidente. Para usar a frase de RMS, trata-se de um "defeito
planejado" para forçar o usuário a comprar uma máquina superior. A Microsoft
não chegou aonde chegou sozinha, ela subiu nos ombros dos fabricantes de
hardware, satisfazendo sua sede de vendas  a todo custo ao criar uma demanda
artificial e desproporcional. Acho absurdo, por exemplo, que as pessoas
queiram "mais processador", "mais ram", etc. em um ritmo de aquisição que não
lhes dá tempo de, por exemplo, comprar uma impressora boa, uma câmera
razoável, um bom sistema de backup, etc.

Acho que a Microsoft e os fabricantes de desktops fomentam essa demanda, que
inclusive é prejudicial à indústria de software (pois o usuário extorquido
para comprar uma máquina nova a cada 2 anos não tem como investir na compra
de um software proprietário) e de hardware (motivos expostos acima).

> Mas ninguém reclama, independente da dificuldade que lhe é proporcionada
> pelo novo "design" que mascara uma certa "complexidade" do sistema.

As pessoas não reclamam porque os fabricantes e sua rede de suporte (que
inclui as lojas de informática) estão dedicados a fomentar a demanda por
Windows.

> É como o costume de comer carne de vaca e repudiar o consumo de carne de
> soja: mesmo provando e sentindo um paladar idêntico, haverá um motivo de
> recusa pela "novidade".

Eu até gosto de carne de soja, mas sua comparação foi infeliz. Ninguém em sã
consciência trocaria carne de vaca por carne de soja -- a não ser por razões
de saúde ou de religião.

> Dificuldade de configuração e drivers não é uma desculpa para não se
> utilizar o Linux, essa dificuldade é presente no Windows principalmente
> para quem possui máquinas mais antigas e deseja um sistema atulizado.

O usuário de Windows está acostumado a pensar "de cabeça para baixo". Ele vê o
sistema como um ideal e o computador que não o suporta "não serve mais". Ele
se adapta ao sistema MS em vez de fazer o sistema se adaptar à sua
necessidade. Por isso, se o computador não consegue rodar o último Windows, o
usuário se sente "culpado", "envergonhado".

Argumentar com esse usuário que o Linux usa menos recursos funcionará ao
contrário. O desperdício se tornou uma qualidade no mundo da informtica. Se
você diz a alguém que o Linux roda com apenas 64 MB de RAM a pessoa
imediatamente associa isso à má qualidade: "Que bosta de sistema é esse que
roda com tão pouco". Gastar mais RAM é como uma roupa custar mais caro:  a
pessoa quer trabalhar dois meses para gastar num sapato de R$800 que ela
poderia comprar um similar por R$ 80, para poder arrotar que comprou um
SAPATO. Da mesma maneira ela quer um sistema que precise de 2GB de RAM e não
um que use 128. Eu chamo isso de mentalidade subdesenvolvida: a posse do bem
se torna um fim em si mesmo, em vez de sua utilização proveitosa.

> Meu Ubuntu 7.10 está rodando em um 1300Mhz com apenas 256M de RAM em um
> HD de 20G com um video on board Sis que proporciona ao sistema um máximo
> de 8M de video: Nunca houve um travamento de qualquer aplicativo.
> A mesma máquina rodando um XP Pro SP2 leva 3 vezes o tempo utilizado
> pelo Ubuntu para iniciar, carregar programas ou executar qualquer
> função, com direito a travamentos inesperados.

Pela descrição de seu sistema eu sugiro que você use o gerenciador de janelas
IceWM. O sistema ficará super-rápido.