[Ubuntu-BR] [Off-Topic] Mudar a senha de root com o live cd

Xisberto xisberto em gmail.com
Terça Dezembro 23 14:04:30 UTC 2008

2008/12/23 Anselmo C.B Ferreira <anselmo.ferreira em gmail.com>

> Xisberto, quando eu dei o fdisk -l e o df no live cd ele me mostra que o
> /dev/sda1 está montado no /, o campo boot está com um asterisco (*)

O asterisco é pra indicar que a partição está com o flag de boot ligado. Mas
ele não deveria montar suas partições no / no liveCD. Explique melhor esta
parte.

> quando
> eu dou um passwd via chroot ele não reconhece,

Ele diz "comando não encontrado" ou outra coisa?

> entrando no diretório bin da
> partição montada eu acho outros comandos como o pwd, arch, mkdir e touch
> por
> exemplo e eles funcionam, porém o passwd não se encontra lá e muito menos o
> vi.

Isso porque, como eu disse, o passwd fica no /usr/bin. Veja que para um
servidor é comum que o /usr fique em outra partição, por isso eu disse para
você olhar melhor as partições.

Veja que você deve refazer a árvore de diretórios com o mount.

mkdir /mnt/sistema
mount /dev/sda1 /mnt/sistema
mount /dev/sda3 /mnt/sistema/usr
chroot /mnt/sistema

Isso é só uma suposição, no caso de a /usr estar na partição sda3. Veja o
/etc/fstab que ele vai mostrar como o sistema realmente está particionado.
Quando o /boot está numa partição separada, geralmente ela é a sda1, por
isso desconfio do particionamento.