[Ubuntu-BR] QCAD; VERSACAD OU VARICAD??

"Mário L. Secco" listas em 3dsecco.com.br
Sexta Dezembro 19 02:15:40 UTC 2008

Pessoal, tô pegando o bonde andando, mas vou dar minha opinião:

Trabalho com sistemas CAD há 15 anos e pela minha experiência digo que
*infelizmente* o suporte à essa área em sistemas Linux é muito pobre.

Vi as mensagens dessa tread que seguem à essa que estou respondendo e é
o seguinte:

1) A AutoDesk está processando a opendwg.org por quebras de patente e
engenharia reversa. Além disso todos os outros softwares estarão
correndo atrás da última especificação do DWG, coisa típica de formatos
proprietários. Também a compatibilidade não é 100% garantida.

2) Abrir e trabalhar com desenhos já existentes é uma coisa,
compartilhar esses desenhos é outra. Como o Adilson disse, o VariCAD até
pode abrir e editar desenhos do AutoCAD sem problemas, mas podem haver
problemas se o usuário do VariCAD pode ter problemas ao compartilhar
esses desenhos com clientes e fornecedores no que se refere a layers,
tipos de linha e texto e várias outra picuinhas. Se o usuário só precisa
enviar os desenhos para fornecedores executar a fabricação de produtos
ou ferramentas ou se os desenhos somente circulam internamente, não há
problemas.

3) Havia uma versão do Pro/ENGINEER para o Linux até a versão 3.0, a
partir da 4.0 o suporte ao Linux foi descontinuado por falta de
interesse dos usuários. Porém o Pro/E e outros CADs High End possuem
versões para Solaris/X86 que rodam no OpenSolaris.

Como eu disse, peguei a conversa com o bonde andando e não sei qual é a
necessidade de quem está interessado em CAD no Linux. De qualquer
maneira deve-se levar em conta que o AutoCAD já é uma ferramenta
limitada por ser essencialmente 2D, os recursos 3D não chegam aos pés de
softwares de CAD 3D e quem quer ter tecnologia, precisão e rapidez não
pode viver mais sem o 3D. Mas para quem insiste em se manter no 2D o
AutoCAD possui muitos recursos e há um acervo imenso de rotinas LISP e
pugins que podem facilitar a vida do usuário. O VariCAD é um software
mais limitado ainda, pelo pouco que conheço dele, não dá para compará-lo
ao AutoCAD.

[[]]

Em 18/12/2008 12:27, Francival Lima escreveu:
> Ítalo,
>
> Acredito que o maior problema com a migração do Autocad para um outro
> software CAD, seja GPL ou proprietário, é a compatibilidade (entenda: abrir,
> editar e salvar) com os arquivos dwg, que não é um formato aberto, mas
> proprietário. Até onde sei, esse é o padrão de arquivos para projetos em cad
> (Geralmente, os desenhos de um projeto são feitos no Autocad e salvos em
> DWG). Há a possibilidade de salvar o projeto, no autocad, no formato DXF,
> mas vocês ainda precisariam do Autocad.

> [...]
Mário L. Secco

www.3dsecco.com.br - blog.3dsecco.com.br - forum.3dsecco.com.br

Skype:   mlsecco
Yahoo!:  msecco
MSN:     msn em 3dsecco.com.br  (profissional)
         mlsecco em hotmail.com (pessoal)