[Ubuntu-BR] configuração ip

João Olavo Baião de Vasconcelos joaoolavo em gmail.com
Sexta Dezembro 19 01:08:50 UTC 2008

Hugo,

2008/12/18 Hugo Leandro <leandro.alcapone em gmail.com>

> Olá pessoal, eu não sei mexer no ubuntu 8.10 para configurar ip e tudo
> mais...alguém sabe como é que faz isso...

Não se esqueça das '?' ao fazer uma pergunta! ;)

O intrepid deu uma mudada na interface de configuração de rede. Eu acho que
ficou mais complicado, apesar dele integrar tds as configurações (ADSL, VPN,
3g, rede com fio e sem fio) em um único lugar.

E pra configurar a rede, basta clicar com o botão direito no NetworkManager
(telinha de computador ao lado do relogio) e ir em "Editar
configurações...". O mesmo programa é acessível por Sistema > Preferências >
Network Configuration.

Aí eh meio que intuitivo. Escolha o tipo de conexão que vc quer fazer (com
fio, sem fio, DSL...), selecione a interface que vc quer configurar (eth0,
por exemplo) e clique em editar, ou clique em adicionar pra uma nova. E aí,
na aba "Configurações IPv4", vc ajusta se é DHCP automatico, ou vc quer
colocar um IP/gateway/mascara manualmente.

Acho que esse caminho pode ser mais fácil, mas assim tb é interessante pois
está td no mesmo lugar.

Falous!!
--
João Olavo Baião de Vasconcelos