[Ubuntu-BR] Acesso a programas

Jose Geraldo Gouvea jggouvea em gmail.com
Quinta Dezembro 18 19:46:19 UTC 2008

Em 18/12/08, Xisberto<xisberto em gmail.com> escreveu:
> [...]

750 quer dizer
Dono = ler, escrever, executar
Grupo = ler, executar
Outros = nada

Sim.

Somente os membros do grupo "users" (ou seja lá que nome você dê)
poderão executar estes binários "de propriedade" do grupo "users".

Tem:

chmod -s 750 /usr/bin -R

Somente quem estiver no grupo users lê e executa
Somente quem for dono (no caso "root") modifica

chown -s root.users /usr/bin -R

O dono dos arquivos passa a ser o root.
Mas o grupo do dono deixa de ser root e passa a ser "users"

Agora você adiciona cada usuário existente ao grupo "users" e passa a
criar novos usuários pertencentes a esse grupo.

Pode não ser uma solução elegante (reconheço que é meio marreta e
adianto que não testei), mas deve funcionar, pois está de acordo com o
manual.

Para esclarecer suas dúvidas:

man chmod
man chown