[Ubuntu-BR] Digest ubuntu-br, volume 45, assunto 96

Adilson Oliveira adilson em canonical.com
Quinta Dezembro 18 01:52:46 UTC 2008

José Edes Neves escreveu:
> Italo, não existe um soft cad pra Linux q trabalha igual ou superior
> ao autocad, pelo menos eu não conheço, QCAD; VERSACAD OU VARICAD não
> são nem igual nem superior ao autocad.

Taí um enorme "depende". Superior em que? O Autocad é uma ótima
ferramenta, sem dúvida, mas vou dar um exemplo real: um ex-cliente meu
(indústria mecânica) usava Autocad para suas tarefas mas descobriu que o
VariCAD resolvia todos os problemas deles de forma muito mais prática,
rápida e ainda por cima rodando em LTSP. Para ajudar custa uma fração do
custo do AutoCAD. Resultado: usam VariCAD faz uns 5 anos ou mais e nem
querem lembrar da época do AutoCAD.
Comparar software X com software Y só faz sentido quando ambos resolvem
o escopo técnico que engloba funcionalidade, usabilidade, recursos
necessários, implantação, treinamento, arquivos legados, etc.
Se existe um vencedor claro, não tem conversa. Se custo entra na equação
(e geralmente entra) tem que ser colocado na balança se o ganho (ou
custo maior) de uma solução compensa os outros custos que acarretam (ou
falta deles).
Minha opinião é: baixe QCAD e VariCAD (tem a versão de testes que
funciona perfeitamente) e teste. Se resolver seu problema, tens aí um
argumento para a troca.

[]s

Adilson.