[Ubuntu-BR] Evolution ou Thunderbird, importar contas e mails de Outlook.

Gustavo{Ozzy} linux em paradoxo.inf.br
Quarta Dezembro 17 19:48:26 UTC 2008

Desculpe Salles, eu naum expliquei direito. Eu fiz assim:

-instalei o tbird no win

- na primeira vez q vc abre o tbird, ele pede pra importar dados do
outlook EXPRESS. isso importa tanto os emails como os contatos. Ah, e se
naum me engano, as configurações das contas.

- se naum for a primeira vez, vc pode importar através de uma opção no
menu do tbird

- uma vez os emails no tbird , no windows, ele cria a base de dados
dentro de c:\doc.n.settings\usuario\dados de aplicativos\thunderbird (no
XP) - o vista é outro caminho, mas é similar.

Eu uso , aki no trabalho tanto o ubuntu (99% do tempo) e o win, e
preciso dos emails nos 2 sistemas

- Continuando, entra no linux e linka o diretório da base de dados do
tbird que fica em /home/usuário/.mozilla-thunderbird para a base do win.
mas vc tem q ter montado a partição do win no seu ubuntu (ou outro
linux, tanto faz)

- se tiver dúvida de como montar a partição do win no ubuntu, me avisa q
eu te explico. precisa ter acesso à escrita no NTFS e acesso para
usuários (ntfs-3g)

pra linkar, eu fiz assim:

em /home/usuário:$ mv .mozilla-thunderbird .mozilla-tb_bkp (por
segurança, não sei se vc tem emails aki)

ainda em /home/usuário:$ ln -s
/mnt/win/caminho_do_windows_descrito_acima .mozilla-thunderbird

Obs: use sempre a tecla <TAB> para completar o caminho dos diretórios.

Beleza... abra o Tbird do Linux e vc já vai ver tudo certinho,
igualzinho como está no windows.

Com esse procedimento, eu recebo e envio emails no win e no linux,
compartilhando a mesma base de dados. Os meus emails e as configurações
do Tbird são os mesmos tanto no win como no ubuntu.

Se o caso for abandonar o win e ter os emails só no linux, copie o
conteúdo do diretório c:\doc.n.settings\usuario\dados do
aplicativo\Thunderbird para /home/usuário/.mozilla-thunderbird.

qq dúvida, estou à disposição.