[Ubuntu-BR] Segundo HD

Xisberto xisberto em gmail.com
Terça Dezembro 16 13:57:08 UTC 2008

2008/12/16 Neto Nunes <neto_nunes em yahoo.com.br>

> [...]
> informações e moral com relação ao acesso, via Ubuntu, ao site da empresa de
> cosméticos Natura, da qual minha esposa é consultora.
> Infelizmente o site é realmente um caso perdido, por isso tive que dar o
> braço a torcer, afinal de contas minha esposa precisa defender os seus
> $$s... Criei uma segunda partição e instalei o... o... aquela coisa! Exigi,
> no entanto, que aquilo não fosse utilizado para mais nada além do envio dos
> pedidos dela. Minha filha ainda retrucou querendo voltar a usar alguns jogos
> que ela gosta. Pedi um tempo para ela e instalei tudo via Wine. A paz reina

Bom saber, boa sorte cara!

> Agora tenho mais uma questão aos colegas: instalei um segundo HD no micro
> (o primeiro é de 40 GB - 5 para aquilo e 32 para o Ubuntu), de 120 GB, mas
> ele não está sendo reconhecido pelo Ubuntu. Tenho que formatá-lo? Quais os
> procedimentos?
> Novamente agradeço com antecipação ao apoio dos colegas.

Neto, um segundo HD no linux não funciona como no windows, ele não gera um
"D:", ele vai aparecer em algum diretório dentro do /.

Sugiro que você instale o gparted e o disk-manager com o comando
sudo aptitude install gparted disk-manager

São dois aplicativos gráficos que te ajudarão a configurar teu HD. O gparted
serve para formatar, e ele aparece como "Editor de Partições" no menu
(Sistema > Administração). Ele vai mostrar os teus dois HDs, tenha certeza
que vai selecionar o HD correto para formatar.

O disk-manager aparece no menu como "Gerenciador de Disco". Ele permite que
vocẽ edite as partições que criar no gparted.

Como sugestão extra, digo que você deve configurar o ponto de montagem do
seu HD novo para que ele seja o /home, assim você evitará maiores problemas.
Isso foi discutido há alguns dias aqui na lista, dê uma procurada que você
encontra um ótimo tutorial.

>      Veja quais são os assuntos do momento no Yahoo! +Buscados
> http://br.maisbuscados.yahoo.com

Humberto Xis
http://xisberto.blogspot.com
http://ostelematicos.blogspot.com