[Ubuntu-BR] Res: Executar um "clean.sh" sem confirmação

Xisberto xisberto em gmail.com
Terça Dezembro 16 13:31:05 UTC 2008

2008/12/15 Silvio Clécio <silvioprog em yahoo.com.br>

> Olá Amigos,
>
> Brothers João e Humberto, eu não soube foi explicar mesmo, rsrsrs, é
> normal; pois saí da pré-história (Windows) para o mundo civilizado (Linux)
> :D .
>
> Vejam só, "antigamente" eu faria assim num "clean.bat":
>
> -------------------
> @echo off
> :: Remover arquivos *.tmp, *.~*, e *.bak
> del *.tmp;*.~*;*.bak
> exit
> -------------------
>
> Após a exclusão dos arquivos *.tmp, *.~* (ex: *.~pp) e *.bak a velha janela
> [...]

Agora você explicou bem, mas a tua dúvida é outra. O pior é que a galera
começa a viajar na maionese e inventa umas dicas malucas...

De acordo com a tela que você mandou, o problema não é no seu script, pois o
seu script do jeito que está não chama nenhuma interface gráfica.

Essa tela é própria do Nautilus, o navegador de arquivos. Sempre que ele vê
um arquivo texto com permissão de execução, ele sabe que você pode querer
editar o arquivo ou executá-lo como um script, então ele sempre pergunta.
Para mudar este comportamento, vá em Editar > Preferências (a partir de
qualquer pasta), e na aba "Comportamento" tem a opção "Arquivos de texto
executáveis". Selecione a opção que te agrada.

Mas lembre-se de que esta ação afetará TODOS os arquivos de texto que
tiverem opção de execução. Para editá-los, você vai ter que usar o botão
direito e usar uma das opções do "Abrir com".

E novamente eu pergunto: você tem alguma necessidade REAL de apagar estes
arquivos? Lembre-se que você não está mais no windows, esse diretório não
acumula arquivos indefinidamente. E também há arquivos lá que você não
poderá apagar, pois são de usuários do sistema.

--
Humberto Xis
http://xisberto.blogspot.com