[Ubuntu-BR] Ubuntu 8.10 Mandriva one 2009??

Douglas G. Oechsler douglasgiovani em oechsler.com.br
Sexta Dezembro 12 16:59:01 UTC 2008

Caro Fábio e amigos!
Tudo bem?

Quando iniciei no Linux uma distro que usei muito foi o Mandriva, depois
o Open suse e por fim o Ubuntu.
Como hoje tenho um notebook CCE w55 (terrível e péssima configuração de
hardware para Linux), o Ubuntu nunca reconhecia minha resolução, ok,
googlando e ajuda aqui da comu, consegui resolver o problema em 80%. Pq
80%? Porque a resolução chegava ao máximo de 1280x768 e não por 800,
digo com o Ubuntu 8.04. O 8.10 esquece, tiraram o comando gksu
display-config.  Depois passei a usar o Opensuse, belíssima distro, nota
mil, esse na instalação já reconhecia 1280x768 e funcionava muito bem.
Então me deu um click, lembrei do Mandriva e instalei o 2009. Ele
reconheceu todos os dispositivos do notebook automaticamente, resolução
100% - 1280x800 e o mais incrível, o wireless também reconheceu sem
precisa fazer "xunxo" nenhum. Quem tem CCE sabe a dor de cabeça que é
para certos modelos em se falando de resolução e de wirelless.
Sabemos todos que o Ubuntu é o mais famoso e o Brasileiro ama distro
baseada em deb. Por que? Não sei heuheuehe.

O que tem de bom no Mandriva x Ubuntu? (opinião pessoal)

1- Tão fácil e simples de instalar, fazer partição, dual boot quanto ubuntu.
2 - Tudo e qualquer programa (com suporte a pt-br) funciona na hora
3- Existe o MCC - Tipo um painel de controle onde vc pode configurar
tudo graficamente - vídeo, som, compartilhamento (samba, nfs), firewall,
ajustes finos de pastas (permissões), compartilhamento de hd, enfim,
vários serviços, muito bem organizados e muito fácil de configurar.
4- Tem Gnome também, não so KDE como muitos acham.
5- Visual agradável
6 - O flash já vem instalado por padrão.

Pontos chatos:

1 - software de instalação de impressoras vc tem que instalar via o
instalador de programas, colocando na procura system-config. Terá um
pacote referente ao de impressoras. Segundo leitura na net a Mandriva
disse que não disponibilizava mais espaço pra deixar junto no cd, vai
entender heueheuhe
2 - Instalar fontes ms para texto. Tem uma página que o cara fez o
pacote rpm com as fontes ou, vc pode gravar as fontes de um pc windows,
ir no MCC do mandriva e pedir que ele importe as fontes. Nada que dois
clicks não resolva o problema.
3 - O mais chato: Instalar os codecs de vídeo para que rodem no totem ou
qualquer um programa de vídeo que vc use. Isso o Ubuntu da de 10 a 0.

Para quem for instalar o Mandriva, sempre tenha esse link:
http://easyurpmi.zarb.org/

Aí estão a lista de pacotes non-free. Basta escolher o que vc quer e
baixar, a atualização de pacotada ele mesmo faz, depois vc escolhe o que
quer na lista de programas ou, procurando ou ainda, na linha de comando:
# urpmi nome_do_software.
Lembre-se que para entrar em modo root no mandriva voce usa: su  ele te
pede a senha de root e aí sim vira root. Não usa-se o sudo e sim depois
que entrou como root, digite o que quer executar. Para execução do
nautilus como root faça: (su -) sem os parenteses, lógicamente,  aí
depois a senha e depois, nautilus. Pq? Não sei. Se não for desse jeito
da erro e entra no nautilus como user normal. Respondeu assim um amigo
no viva o linux.

Enfim amigos, como eu disse, pessoalmente no meu notebook foi a melhor
distro. Linux é linux, cada um usa o que acha melhor.

Ahhhh, e sem dúvida a comunidade UBUNTU é trilhões de vezes maior do que
qualquer uma aqui no brasil, onde que aliás só tenho a agradecer a todas
as duvidas sanadas e ajuda.

Espero ter ajudado

Obrigado!

--
Douglas G. Oechsler
e-mail: douglasgiovani em oechsler.com.br