[Ubuntu-BR] Ubuntu 8.10 Mandriva one 2009??

romano bruno em tanervoso.com.br
Sexta Dezembro 12 00:41:30 UTC 2008

Ele ganha dinheiro com o ubuntu.

Me corrijam se eu estiver errado.

Mas a canonical é uma organização sem fundos lucrativos que desenvolve o
ubuntu.

E tem outra empresa com fundos lucrativos que vende o ubuntu, ou essa é
a canonical e a outra é free...Mas existem 2.

uma que desenvolve e outra que comercializa.
Comercializar não significa vender a distribuição e sim, dar suporte,
shop, ou ate mesmo com propagandas, igual o firefox e seu trequinho de
pesquisa no google...

Imagina um servidor de uma empresa que rcebe 100 mil visitas por dia,
parado por 1 ou 2 dias esperando alguem da comunidade responder e
esperar que seja correto a resposta. Não podem ficar parados esperando o
tempo livre da comunidade para ajudar....Ou seja precisam pagar por
proficionais treinados para resolver rápido o problema...

A canonical incentiva criarem distribuições em cima do
ubuntu(remasterizar o ubuntu), e ainda por cima incentiva a venda dessas
mesmas, ganhar $$$.

Mas a empresa ganha com suporte, pois ninguem pode "vender" a
distribuição sem código fonte. A licença GPL garante isso e tudo que for
usado em cima dela, é obrigatório em algum lugar ter o código fonte.

Isso complica muito para empresas desenvolverem...Eu vejo por mim mesmo
que desenvolvo para linux, toda hora tenho que fazer um ldd, strace no
executavel ou no modulo, e ir pesquisar tudo que ele carregou, e sair
fuçando as licenças deles na net. Pois se eu usar uma função de um
modulo e o mesmo for GPL preciso abrir todo o código fonte...

E isso acontece com todos os linux. A Red Rat tem o fedora que é aberto,
e tem a RedRat Enterprise Edition que é vendido, mas existe o CentOS que
é o RedRat Enterprise Edition recompilado e distribuido de graça.

Ou seja existe muito mercado para empresas que investem em códigos
abertos...Pois muitas delas conseguem desenvolvedores de graça também.
Ou ganham de outras empresas, com suporte propaganda...Ou sei la.

Exemplos de Sistemas operacionais de código fonte aberto e muito rentavel.

BSD's licença vc faz o que quer.... O próprio MAC OS é baseado em cima
do kernel do BSD.

Linux em geral.

JVM, sim a JVM é aberta, foi aberto o código fonte da JVM da sun a uns 2
anos 1 ano e meio.

Todos sem exceção comandos do Unix são abertos..

HP-UX, e AIX não dou certeza, pois nunca estudei nem fiquei frente a
frente com um mas são da familia UNIX.

Solaris se não estou enganado também.
MINIX...Firefox...mysql, postgreesql...E sabe mais o que.

Só procurar tudo que for GPL, licença do MIT, licenças estranhas muita
coisa, é aberta e tudo precisa de profissional que custa caro para
manter ele funcionando...E diriamos que muitos fazem sem ganhar nada,
mas muitos são pagos por empresas...Ou seja as empresas ganham muito em
cima de softwares livres.