[Ubuntu-BR] So pra deixar vocês com agua na boca :)

Anderson andersonrizada em gmail.com
Quinta Dezembro 11 13:36:03 UTC 2008

Eu tenho como um servidor domestico em minha casa, um Debian rodando apenas
em modo texto.

Os serviços que ele roda são:

- DNS Bind;
- DHCP Server
- Firewall com Iptables;
- Proxy com Squid;
- Sarg pra Relatorios do Squid;
- Servidor de Impressão com Cups;
- Servidor de arquivos (file server) usando o Samba > dediquei ao file
server um HD inteirinho so pra jogar minhas musicas, filmes. fotos e tudo
mais.. e acessar tudo de todas as maquinas da casa montando o
compartilhamento tudo lindo de ser ver. :D
E ainda rodo Apache e php5 pra brincar;
Port knocking pra acesso SSH externo.

tudo isso num Pentium 3 750mhz com 256 de ram, agora neste exato momento ele
esta consumindo exatos 56mb de ram rodando isso tudo! hehehe, passei 2 dias
fazendo o "tunning" no bixinho, mas ele ficou irado :)

O bacana nisso tudo é que eu instalei o serviço NO-IP nele, aí de onde eu
estiver, em qq canto do mundo eu acesso os meus arquivos. :D

A minha pequena rede em casa tem este pequeno server + 3 PCs e 2 notebooks..
tudo mesclado entre windows e linux pois a minha esposa usa alguns programas
"for windows" que a empresa que ela trabalha exige. No mais, é uma redezinha
bacana.