[Ubuntu-BR] Configurar áudio

Xisberto xisberto em gmail.com
Sexta Dezembro 5 21:07:50 UTC 2008

2008/12/5 Marcos D. Carvalho <carvalho_md em hotmail.com>

>         Teria como em fazer download desses codecs e levá-los em pen-drive
> para fazer a instalação?
> Pois ainda não tenho internet em casa!!!

Sim, Marcos, tem. Eu já mostrei várias vezes aqui, mas é melhor escrever
novamente. Vá em http://packages.ubuntu.com/ e procure por
gstreamer0.10-plugins e baixe todos. São arquivos com extensão deb. Não
precisa baixar os que terminam com "-doc".

Salve todos numa única pasta no seu pendrive. Quando chegar em casa, você
tem duas opções:

Abra o pendrive e dê um clique-duplo em cada arquivo. Na janela que abre,
clique em instalar. Digite sua senha. Você vai precisar digitar a sua senha
para cada arquivo e alguns deles só poderão ser instalados depois que outros
tiverem sido instalados.

O outro método é usar o terminal. Abra o terminal e vá para o diretório do
pendrive. Não sabe qual é? É algum dentro de /media que não seja floppy ou
cdrom :) Siga os comandos abaixo (o $ aparece escrito, vc dá o comando que
vem depois disso)

$ cd /media
$ ls
cdrom  cdrom0  floppy  XISBERTO
$ cd XISBERTO
$ cd codecs
$ sudo dpkg -i *.deb

Explicando cada comando:
"cd" é change dir, mudar o diretório.
"ls" é list, ele mostra os arquivos e diretórios dentro do diretório atual.
"XISBERTO" é o nome do meu pendrive.
Quando você precisa digitar o nome de um arquivo ou diretório, você pode
digitar o começo do nome e apertar a tecla TAB para auto completar o nome
dele.
"dpkg" é o comando que instala e remove os programas. Aquela janela gráfica
da primeira opção chama esse comando. "-i" é a opção de instalar.
"sudo" é o comando que deixa você executar ações de administrador. No linux,
apenas o administrador pode instalar ou remover programas, entre outras
tarefas. Ele vai pedir a sua senha.

Qual a diferença entre as duas maneiras? Na segunda, você vai digitar a
senha apenas uma vez, vai ter menos trabalho.

--
Humberto Xis
http://xisberto.blogspot.com