[Ubuntu-BR] Configurar Placa intel ubuntu 8.10

Xisberto xisberto em gmail.com
Sexta Dezembro 5 13:04:08 UTC 2008

On Fri, Dec 5, 2008 at 9:55 AM, <yecorilo em iqm.unicamp.br> wrote:

> Bom vou tentar explicar melhor... a placa de video eh reconhecida...
> consigo usar o xrandr... efeitos 3D... porem a resolucao da tela fica em
> 1280x800. Porem a resolucao nao esta otimizada pois no gnome sobe o
> drivver vesa para o monitor..

Não entendi isso. eu uso 1280x800, tenho um note com placa intel. É a
resolução correta pra ele. Pelo que você escreveu, estou entendendo que a
resolução muda depois do login, é isso mesmo?

> queria configurar o xorg pra minha placa na
> unha pq.. nem o aplicativo de resolucao do gnome funciona direito...o
> problema eh q nao tenho experiencia suficiente para isso.. entre minha
> tentativas frustadas de configurar o xorg.. ja travei o x varias vezes...

Cara, esse negócio do xorg.conf é problemático. Esse arquivo vem vazio, a
configuração para mim é um mistério. Algumas coisas que podem te ajudar (ou
não):

1) usar o sudo displayconfig-dtk

2) também no modo texto (sudo /etc/init.d/gdm stop) executar o
"dpkg-reconfigure --xserver-xorg", isso tenta configurar automaticamente o
X.

3) sair do gráfico e usar o X --configure, eu coloquei aqui na lista outro
dia o passo-a-passo disso. Esse comando gera um arquivo xorg.conf que deve
ser copiado para o diretório padrão

Tente uma coisa de cada vez, para ver qual vai dar certo.