[Ubuntu-BR] BruteBR - Ubuntu 8.10

Júnior juniorgarla em yahoo.com.br
Terça Dezembro 2 18:02:26 UTC 2008

root em server:~# ls
root em server:~# cd /root/
  /   .ssh/
root em server:~# cd /root/ /
root em server:/root# ls

qdo digito o ls aparece a / como se fosse um diretorio

Junior
----- Original Message -----
From: "Xisberto" <xisberto em gmail.com>
Sent: Tuesday, December 02, 2008 9:37 AM
Subject: Re: [Ubuntu-BR] BruteBR - Ubuntu 8.10

2008/12/2 Júnior <juniorgarla em yahoo.com.br>

> Pessoal
>
> Instalei o Ubuntu 8.10 server e reparei que após alguns dias ele apareceu
> com vários processos de bruteBR01 ate bruteBR99, ocupando todo mue link
> Algum sabe o que pode ser isso??

Junior, logo pelo nome me pareceu que era algo a ver com "força bruta",
técnica "tentativa e erro" usada para descobrir senhas.

Procurando na internet, vi esse e-mail (em francês) que cita brutebr[1]. Não
sei francês, mas pude identificar algumas palavras:

Une autre compromission par le biais d'une attaque sur le service SSH
est à signaler.
Plusieurs comptes intrus ont été ajoutés dont notamment le compte
"unknown".
L'analyse du serveur par l'outil chkrootkit a révélé la possible
présence de plusieurs rooktits. Un démon apache a été ajouté sur le
serveur ainsi qu'un outil d'attaque de force brute caché dans
"/home/unknown/bruteBR".

Ele parece estar falando de um rootkit que entra em servidores por meio de
força bruta para se multiplicar. Olhe se o diretório /home/unknown existe.

[1]
http://sites.univ-provence.fr/wcri/d_serv/d_reseau/d_cert/2007/certmsgSTAT017

> Junior

> Yahoo! Mail - Sempre a melhor opção para você!
> Experimente já e veja as novidades.
> http://br.yahoo.com/mailbeta/tudonovo/

Humberto Xis
http://xisberto.blogspot.com