[Ubuntu-BR] O "Ubuntu Perfeito" é perfeito, ou quase

Andre Cavalcante andrecavalcante em ufam.edu.br
Segunda Dezembro 1 16:34:58 UTC 2008

2008/12/1 Maudy Pedrao <mpedrao em gmail.com>

> Na boa?
> Não sei até que ponto colocar itens de personalização de desktop o
> tornaria "perfeito".
> Arquivos básicos para rodar multimídia (mp3, divx, rmvb, etc) são
> essenciais, mas Adobe Reader ou temas variados não são.
>
> É claro que ninguém é obrigado a baixar nada disso, mas eu pensei que
> o script poderia ser feito por categorias específicas, como:
> - básico (mp3, divx, rmvb, fontes da MS, etc..)
> - completo (todos os itens)
> - temas (itens referentes a mudança visual do sistema, como temas e áudio)
> [...]

Meus dois centavos:

Logo no início do lançamento o Hamacker havia dito que não se interessaria
de acabar transformando o Ubuntu-Perfeito em uma espécie de Ubuntu Tweak ou
Automatix. Maudy, a sua dica acaba indo mais para esse lado.

O que acho é que, já que o script é open source, a comunidade, se quisesse,
poderia ir melhorando este script até um ponto ótimo (o ótimo que a
comunidade acharia, que não é necessariamente o que o Hamacker acha, apesar
de muita coisa ser do jeito que já está lá).

Lembro-me na ocasião que o Hamacker disse que se ele tivesse tempo ele se
dedicaria ao projeto dos ícones mágicos, que no Kumurim-NG faz exatamente o
que o Ubuntu-perfeito se propõe: tenta facilitar ainda mais (e olha que o
apt (synaptic) já é uma mão na roda para isso) a vida do usuário doméstico.

Bom, os meus dois centavos mesmo seria o seguinte, que vou apresentar em
termos de dúvidas: seria muito difícil ou complicado fazer os tais ícones
mágicos no Ubuntu?

Porque se sim, daí seria um simples download de um pacote que instalasse um
programa que ofereceria um ponto central de instalação das coisas. Note que
os ícones mágicos acabam sendo mais uma forma de documentação do pacote
(pelo menos força o cara que tá criando um a colocar uma documentação sobre
o programa), do que um instalador propriamente falando, porque no fundo usa
o de sempre: apt.

--
André Cavalcante
Porto Alegre, RS.