[Ubuntu-BR] redes sem fio direta entre computadores

Andre Cavalcante andrecavalcante em ufam.edu.br
Terça Agosto 26 02:36:22 UTC 2008

Simples,
Clique com o mouse sobre o ícone da rede,
Escolha criar uma nova rede sem fio
Insira as informações solicitadas na caixa de diálogo (basicamente o nome da
rede e o tipo de acesso).
No outro computador, fazer uma conexão manual inserindo o nome da rede
criada (isso se ele não detectar automaticamente a nova rede - deve, mas
aqui comigo, na versão 7.10 tive que fazer manual).

Obs.: Deve-se deixar os IPs fixos, pelo menos das interfaces sem-fio, ou
então você terá que instalar e configurar um servidor DHCP na primeira
máquina. Não é muito difícil, mas se você depois quiser entrar em uma rede
que já tenha DHCP aí deverá fazer a configuração contrária. Ideal: crie
perfis de rede na caixa de diálogo de configuração de rede e use IP fixo
para a rede em casa (tipo se você tiver note na história, como eu).

André Cavalcante