[Ubuntu-BR] Desfragmentação no ubuntu

Andre Cavalcante andrecavalcante em ufam.edu.br
Domingo Agosto 24 15:23:33 UTC 2008

O Linux pode utilizar diversos tipos de sistemas de arquivos (a maneira como
os dados/arquivos são armazenados em disco). O Ubuntu em especial utiliza
por padrão o formato ext3, o qual não necessita de defragmentação. Versões
mais recentes terão ainda outras funcionalidades como controle de versão e
criptografia. Note que o Windows também está copiando isso. A versão mais
recente de seu sistema de arquivos (que deveria ser lançada com o Vista e
não o foi) também não necessitará mais de defragmentação.
Note também que ainda há problemas relacionados à nós desconhecidos,
referências cruzadas, cadeias perdidas, setores defeituosos que o sistema de
arquivos tem que lidar e neste quesito o ext3 ainda é um pouco melhor mas
ainda tem necessidades de checagem de tempos em tempos, como no Windows.

André Cavalcante