[Ubuntu-BR] cups + samba, tá dando samba do criolo doido

hamacker sirhamacker em gmail.com
Quarta Agosto 20 15:06:48 UTC 2008

Pessoal, tô migrando um servidor debian etch->lenny, e tudo ocorre OK.
Mas estou tendo problemas com o Samba.
Aparentemente o samba na sua configuraçao default não deixa máquinas
win9x logarem, apenas XP. Daí tive que acrescentar :
announce as = NT Server
domain logons = Yes
lanman auth = Yes
ao smb.conf, e OK, agora as estações logam.

Mas com respeito a dobradinha cups+samba, tem algo erro acontecendo.
Aqui, máquinas com Windows XP imprimem muito lento em impressoras
conectadas ao Win98 então para solucionar o problema eu acrescento no
servidor cups (o mesmo onde está o samba) uma nova impressora que irá
imprimir no win98, daí nas máquinas com WinXP configuro-as para
imprimir por IP neste servidor cups. Funcionava que era uma beleza.
Mas nessa transição alguma coisa mudou no samba, porque ele
simplesmente rejeita as URI que informo via cups dando o tal "Unable
to connect to CIFS host, will retry in 60 seconds..." muito famoso na
internet.

Já tentei mapear com guest@, já acrescentei a dita máquina no hosts,
lmhosts, mudei nome->ip e nada consegue superar este problema.
O interessante é que esse problema só ocorre para com essa máquina
win98, porque tenho outras que estão funcionando. Eu até mudei o nome
dela de "FINANCEIRO-03" para "FIN03", removí e acrescentei a
impressora nele e até agora nada.

O diagnóstico deu isso :

# smbclient -L FINANCEIRO-03 -U guest
Enter guest's password:

	Sharename       Type      Comment
	---------       ----      -------
cli_rpc_pipe_open: cli_nt_create failed on pipe \srvsvc to machine
FINANCEIRO-03.  Error was ERRSRV - ERRerror (Non-specific error code.)
	LP2             Printer   Lexmark E240 Financeiro
	PRINTER$        Disk
	IPC$            IPC       Comunicação remota entre processos

	Server               Comment
	---------            -------

	Workgroup            Master
	---------            -------

Enviando a impressao diretamente pelo terminal dá o mesmo problema que
por uma estação :
# smbspool smb://VIDY2005/FINANCEIRO-03/LP2 1 guest teste 1 /etc/hosts
cli_start_connection: failed to connect to FINANCEIRO-03<20>
(0.0.0.0). Error NT_STATUS_CONNECTION_REFUSED
ERROR: Connection failed: NT_STATUS_CONNECTION_REFUSED
[...]
ERROR: Unable to connect to CIFS host, will retry in 60 seconds...

Parece que ele não mata o IP dessa estação.
Eu não uso o WINS porque essas estações que compartilham algo possuem IP fixo.

Alguém tem uma idéia de como vencer o tal "Unable to connect to CIFS
host, will retry in 60 seconds..",
A versão do samba é 3.2.0-4 e a do cups é 1.3.8.

Qualquer ajuda é bem vinda.