[Ubuntu-BR] [OFF Topic] OpenXML será padrão internacional

Andre Cavalcante andrecavalcante em ufam.edu.br
Terça Agosto 19 11:55:09 UTC 2008

Olá Leilane. Pessoal da lista!

Na verdade a notícia está velha. O OpenXML já foi considerado padrão
internacional. Essa "oficialização" foi simplesmente atrasada porque alguns
membros da ISO (Brasil no meio) se indignaram e fizeram um protesto. Neste
meio tempo a M$ já entregou os pontos, porque nem a M$ sabe como implementar
o "padrão". Ainda não decidiram o que fazer com o atual formato do Office
2007. Pelo jeito vai ficar como está e vão vender gato por lebre, porque o
formato do Office 2007 NÃO É o OpenXML aprovado, a M$ já disse que não vai
implementá-lo mesmo, e eles são bem capazes de dizer que o Office 2009 já tá
"padronizado" utilizando o formato do Office 2007. No fim das contas vai
ficar tudo como dantes no quartel de abrantes. Só não sei se a comunidade
européia vai ficar calada. Se ficar, vai aceitar o "novo padrão" de mãos
abertas e a M$ passará a retomar tudo o que pagou em multas nos últimos anos
dos europeus. Não vejo porque essa polêmica toda na lista. Isso devia ter
sido feito e internacionalmente antes da votação da ISO.

A propóstito, pesquisa no google:

ext:docx -> 54.100 (em menos de 1 ano de uso)
ext:odt -> 69.100 (em mais de 2 anos de uso)
ext:doc -> 35.900.000 (sem comentários)

Só aí dá pra ter uma idéia de qual é o verdadeiro padrão de documentos:
.doc. Toda essa discussão é secundária e visa simplesmente adequar a M$ às
normas da comunidade européia. Como o OpenXML do Office 2007 é apenas uma
capa XML para o .doc original, e que de XML não tem nada, porque ao menos
passa em parser padrão XML, vai ficar isso por isso mesmo.

E como diria a Pink no desenho da discovery kids (que meus filhos adoram):
"E foi assim que aconteceu. E fim!"

André Cavalcante