[Ubuntu-BR] [OFF Topic] OpenXML será padrão internacional

Joao Santana joao.abo.santana em gmail.com
Segunda Agosto 18 18:58:18 UTC 2008

Em Seg, 2008-08-18 às 13:40 -0300, Raphael Menezes escreveu:
> Cê nao entendeu. O OpenXML será considerado Padrão Internacional também.

Cê é que não entendeu. Sei que o OXML vai ser padrão internacional. Só
não vejo como isso vai terrível para tudo e todos, como se tem feito
parecer por um ano inteiro.

> Alguns Pontos:
>
> 1 - OpenXML possui inúmeros erros de padronizacao. Mais de 50 erros foram
> encontrados na documentacao do projeto. Muitos idiomas iriam sofrer com essa
> falta de competência da Microsoft. Chineses por exemplo não poderiam ler o
> documento, pois o idioma deles necessita de 6 bytes, mas a documentacao
> demonstrava apenas 4.

Isso apenas servirá como argumento para uma maior aceitação do ODF, que
prevê esses ajustes. É simples: use o OXML e não tenha tanta certeza
assim que seu cliente chinês vai conseguir lê-lo; use ODF e faça um bom
negócio.

> 2 - Dois padrões? Então não é padrão. Com certeza usuarios windows iriam
> sofrer com a provavel EMPURRA-GOELA-ABAIXO da microsoft para o OpenXML nos
> produtos Microsoft.

Sabe quantos padrões existem para normalização de citações
bibliográficas? Chicago MS, APA, MLA, só para ficar nas mais conhecidas.
Quantos padrões para representação de metadados? MARC21 e Dublin Core.
Ter mais de um padrão não significa padrão nenhum. Significa possuir
sistemas intercambiáveis de informação, adaptáveis às necessidades dos
usuários.

> 3 - Adaptacao dos sistemas atuais. Se a microsoft nao conseguiu nem
> documentar direito um padrao, imagina adaptar o sistemas atuais?

Isso aí já é problema dela; os usuários que se incomodem e a forcem a
mudar; caso contrário, há sempre o ODF, que já é padrão internacional e
_funciona_.

> O maior problema, caro Joao Santana, nao eh apenas destilar odio contra a
> microsoft. Mas sim em ter um padrao feito por uma empresa irresponsavel e
> que nao eh comprometida com qualidade.

Caro Raphael Menezes, se o padrão é tão ruim assim, que os usuários mostrem que a ISO/IEC está errada e adotem um padrão melhor.
--
Joao Santana <joao.abo.santana em gmail.com>