[Ubuntu-BR] Senha para proteger uma pasta

Andre Cavalcante andrecavalcante em ufam.edu.br
Terça Agosto 12 12:29:04 UTC 2008

A propósito, tenho uma indagação semelhante, mas os motivos são BEM
diferentes.

Há uma certa pasta que gostaria que ficasse "travada", mas não
necessariamente compactada com senha. Tipo, ela tem informações pessoais,
senhas de e-mail essas coisas e gostaria de colocar uma segurança a mais.
Talvez criptografando, mas não sei se funcionaria com pastas.

Eu queria algo do tipo, quando clicasse na pasta no Nautilus ele me
apresentasse uma caixa de entrada para senha e só permitiria navegar na
pasta depois de devidamente logado.

Como vez em quando eu preciso alterar coisas lá, inserir mais um arquivo
etc. não gostaria de trabalhar com a pasta compactada. O ideal mesmo é que
fosse uma pasta criptografada e com uma senha. Mas poderia ser outro
procedimento. Alguém conhece alguma ferramenta que faz algo semelhante?
Alguma sugestão?

André Cavalcante