[Ubuntu-BR] Senha para proteger uma pasta

João Olavo Baião de Vasconcelos joaoolavo em gmail.com
Segunda Agosto 11 22:42:21 UTC 2008

2008/8/11 Erasmo José Pereira de Oliveira <erasmojpo em gmail.com>

> Amigos gostaria de saber se existe alguma forma de bloquear o acesso a
> determinada pasta usando uma senha. Faz tempo que procuro algo sobre e não
> encontro ... se alguem puder ajudar...

Nao sei se vou acertar, mas vou tentar adivinhar.
Vários usuários utilizam o computador usando o mesmo usuário, provavelmente
pq assim faziam no windows? E por isso, vc quer restringir o acesso de
outras pessoas à uma determinada pasta.

*Caso* seja isso, a resposta eh simples: mude o paradigma! Crie um usuário
para cada! Cada um terá suas coisas, sua senha, suas configurações...

Soh ouvi falar de restrição a pastas a partir de usuários ou grupos. O que
vc pode fazer é dar permissão para a pasta somente para o root ou para um
outro usuário qq, e mesmo estando na sessão do usuário X, vc pode acessar
via terminal (tvz via modo gráfico tb) a pasta pertecente a um usuário Y.

Falous!!
--
João Olavo Baião de Vasconcelos
Bacharel em Ciência da Computação