[Ubuntu-BR] ubuntu travando

Jose Lera correalera em gmail.com
Segunda Agosto 11 12:17:12 UTC 2008

Oi Hugo, voce já tentou alguma das opções abaixo ?
Elas foram recolhidas no site do morimoto.

Linux: Opções de boot (cheatcodes) e solução de problemas:

As opções de boot, ou cheatcodes, permitem alterar o comportamento padrão do
sistema, personalizando diversas opções ou solucionando problemas. Estas
opções são usadas na tela de boot, logo depois da contagem de memória do
setup. Mais de 90% dos problemas de compatibilidade e detecção incorreta do
hardware da máquina podem ser corrigidas usando alguma destas opções.

Sempre que tiver problemas na detecção da placa de rede ou som, ou o sistema
estiver travando em algum ponto do boot, experimente antes de mais nada:

apci=off: Esta opção desativa o ACPI. Ela corrige problemas de boot em
algumas máquinas. Evite usá-la em notebooks, pois ela desativa o medidor de
bateria e outros recursos importantes

acpi=noirq: Esta opção corrige problemas na detecção da placa de rede, placa
de som e placa wireless em diversos notebooks da Acer, Positivo, além de
diversas placas mãe com chipset SiS, causadas por bugs na atribuição de
endereços por parte do BIOS.
Atenção: Embora corrija problemas em algumas placas e notebooks, esta opção
cria problemas de detecção de componentes e conflitos em outros, fazendo com
que a placa wireless ou periféricos USB não sejam detectados, por exemplo.
Você deve usá-la apenas como forma de solucionar problemas, nunca como uma
opção de rotina.

noapic: O APIC é um recurso usado nos micros modernos para atribuir
endereços de IRQ, evitando conflitos entre os dispositivos. Entretanto,
muitos micros usam BIOS bugados que atribuem o endereços incorretamente,
fazendo com que a placa de som ourede (por exemplo) não sejam detectados
pelo sistema. Usar esta opção corrige em muitos casos.

pci=biosirq: Esta é mais uma opção que resolve problemas de detecção da
placa de rede ou som em algumas máquinas.

pnpbios=off: Desativa o suporte a plug-and-play por parte do BIOS da placa
mãe, deixando que o Kernel se encarregue da detecção de todos os
componentes. Esta é mais uma opção que resolve problemas de compatibilidade
em algumas placas.

nopowernow: Desativa o gerenciamento de energia em máquinas com
processadores Athlon 64, Intel Centrino ou Intel Core Duo. O padrão é que a
frequência do processador varie de acordo com o uso, economizando energia.
Em alguns casos muito raros, ativar o powernow faz com que o notebook passe
a emitir um ruído (similar a um HD ao acessar dados) pelo speaker. Usar esta
opção também resolve estes casos.

nodri: Esta opção desativa o 3D para a placa de vídeo. Em máquinas com vídeo
onboard com chipset Intel esta opção reduz em até 64 MB o consumo de memória
RAM, pois evita que a placa reserve memória para o armazenamento de
texturas. Se você usa o micro apenas para navegar e rodar aplicativos de
escritório, usar esta opção é uma boa forma de deixar o sistema mais leve.

1: Faz com que o sistema inicialize em modo monousuário, abortando a
abertura do ambiente gráfico.

nocups noalsa: Desativa o carregamento do suporte a impressão e da detecção
da placa de som.

desktop=fluxbox: Carrega o Fluxbox no lugar do KDE. Mais uma opção para
micros com poucos recursos.

screen=800x600: A opção "screen=" permite especificar a resolução da tela,
bipassando a detecção do sistema. Você pode especificar qualquer resolução
suportada pelo seu monitor.

xdepth=16: O sistema configura o vídeo usando 24 bits de cor por padrão. Se
por acaso você precisar rodar o sistema em uma placa de vídeo com apenas 2
MB de memória, pode usar esta opção para forçar o uso de 16 bits de cor.

xvrefresh=60: Esta opção baixa a taxa de atualização do vídeo para 60 hz,
resolvendo problemas de abertura do vídeo em monitores antigos. Ela pode ser
combinada com a screen=, como em "screen=800x600 xvrefresh=60".

xvrefresh=75: Durante o boot, o kernel detecta as taxas de atualização
suportadas pelo monitor via DDC, utilizando automaticamente a taxa ideal. Em
alguns casos, a combinação de monitor e placa de vídeo instada na sua
máquina pode não suportar este recurso, impedindo detecção correta. Neste
caso, o sistema ajusta a taxa de atualização de forma conservadora, a fim de
evitar chutar uma taxa mais alta que a suportada.
A opção xvrefresh pode ser usada também para aumentar a taxa de atualização
nestes casos indicando a taxa desejada, como em: "xvrefresh=75", ou
"xvrefresh=85".

xmodule=vesa: Esta opção permite especificar manualmente o driver de vídeo,
bipassando a detecção feita pelo sistema. O vesa é um driver genérico, usado
para solucionar problemas. Outros drivers disponíveis são: cirrus, fbdev,
i810, nv, r128, ati, sis e tdfx. Você pode combinar esta opção com as duas
acima, como em: "screen=800x600 xvrefresh=60 xmodule=i810".

nopcmcia noscsi: Desativa o suporte a placas PCMCIA e a HDs SCSI. Esta opção
resolve problemas de travamentos durante a detecção destes dispositovos em
alguns casos raros.

pci=irqmask=0x0e98: Resolve problemas relacionados à detecção do touchpad em
alguns notebooks.

[]'s Lera