[Ubuntu-BR] Orientação Ubuntu x Kubuntu

Andre Cavalcante andrecavalcante em ufam.edu.br
Quarta Agosto 6 11:47:43 UTC 2008

A mudança do pessoal do da FSF para Gnome tem a ver com o fato de que a
biblioteca QT ainda é copyright da Trolltech. Não sei se eles de fato já
abriram o código. É uma promessa de anos. Também havia um motivo menos
óbvio, o gnome era mais leve que o KDE. Coisa que hoje é ao contrário. O
pessoal do KDE fez um trabalho e tanto de engenharia enxugando as coisas e
praticamente todo mundo roda como uma extensão do kdelibs e poucas
instâncias a mais são criadas a medida que você vai abrindo mais janelas e
aplicações, enquanto que o pessoal do GTK ainda tá amargando um sistema
muito monolítico. Mas isso são detalhes técnicos, até porque chamar o KDE e
o Gnome de "leves" é apenas modo de falar relativo porque nenhum deles pode
ser considerado "leve", principalmente depois de efeitos 3D. Haja hardware!

André Cavalcante