[Ubuntu-BR] ubuntu 8.04 travando

Salles salles.web em gmail.com
Terça Agosto 5 17:14:31 UTC 2008

Hugo,

Não posso ajudar muito na parte do SO, mas comentei sobre o hard que,
muitas vezes, é a causa dos problemas.
No entanto, creio que se você informasse exatamente aonde o Ubuntu está
travando, em que aplicação, a que momento, seria mais fácil para o
pessoal detectar o problema.
As atualizações são para correção de problemas, é estranho que para você
venha a causa-los. Nas máquinas aonde tenho o 8.04 instalado, as
atualizações se mostram com uma informação de "atualizações
recomendadas" e normalmente eu só realizo estas, deixando as demais de
lado. Você efetua esta forma ou carrega todas as disponíveis?
Todos os seus repositórios estão habilitados?
As atualizações estão partindo de "servidor principal"?
Durante as atualizações percebeu a exibição de alguma mensagem de erro,
quer de download ou de carregamento?

Note bem: Sou novato no Ubuntu, não saberia te instruir passo a passo
nestas questões, mas creio que deveria dar uma checada nestes pontos.

Se durante a atualização de um componente houver falha no download ou na
instalação de um plugin necessário a este, vai dar pau na sua execução.
É a mesma coisa que faltar uma biblioteca para algum aplicativo no
Windows.

Fora os problemas de hard (como te falei anteriormente), a maioria dos
problemas que encontrei no Ubuntu foram originados por instalação de
programas de terceiros (fora do repositório) ou na inconsistência de uma
atualização mal sucedida. Já tive problemas com "servidor do
Brasil" (até estranhei) e resolvi problemas alterando para "servidor
principal". Falhas durante o download também podem originar a quebra de
arquivos, o que é um porre quando a banda está instável.

No seu caso, eu refaria a instalação, verificaria no Synaptic os
repositórios habilitados (eu habilito todos), alteraria o servidor,
desabilitaria a opção "CD".
Remova os aplicativos desnecessários e instale algum porventura
necessário e, depois disto, realize as atualizações "recomendadas".

* Na remoção de algum aplicativo, note se ele tem dependências que
possam vir a afetar outros programas - neste caso, não faça a remoção.

Se houverem problemas, retorne ao pessoal da lista citando todo o seu
procedimento e a partir de que surgiram.

Manda ver.

Salles (Nethell)