[Ubuntu-BR] Upgrade utilizando o live CD do Ubuntu 8.04

hamacker sirhamacker em gmail.com
Terça Abril 29 16:38:43 UTC 2008

Eu fiz o upgrade a partir do livecd.
Sempre fiz assim, desde meu primeiro conectiva particionava /home em separado.
Todo upgrade ao invés do dist-upgrade para atualizar de uma distro
para outra, eu simplesmente baixava o cdrom, ultimamente só via
torrents.
Como exemplo da vantagem do torrent, enquanto um download na minha
rede não passa dos 60KBPS, e em dia de lançamento talvez não chegasse
nem a 20KBPS, os torrents estavam nas casas do 130KBPS.

feito o download do cdrom éhora de fazer uma ultima modificação no
sistema antigo :
cd /home
sudo mv fulano fulano.old

faço isso para que a nova instalação não reaproveite em nada as
personalizações antigas. Isso é util apenas para usar tudo novo, novo
tema, configuração padrão da nova distro, etc... em outras palavras é
uma instalação 100% limpa.

Depois de completada a instalação e o primeiro login, volto todas as
pastas que estão em fulano.old para fulano.
As pastas ocultas que começam com "." só volto aqueles que fazem
referencia a configuração de programas importantes que eu uso com
frequencia para que eu não tenha que configurar de novo, são elas :
.filezilla->meu cliente de ftp preferido
.icons->temas de icones
.mozilla->firefox
.mozilla-thunderbird->emails
.mplayer->meu tocador preferido
.purple->pidgin
.Skype->faz tempo que não uso, mesmo assim guardo as config.
.ssh->salvando minhas chaves
.themes->temas baixados
.vmware->config do vmware

Também posso salvar arquivos como /etc/X11/xorg, /etc/apt/sources.list
para ficarem de referencia caso algum sinistro ocorra.

Sempre usei este método, até script eu tenho para mover estas pastas
para um novo local para eu fazer uma instalação limpa depois.
Uso este método desde o conectiva->redhat->suse->debian->ubuntu.
O pulo do gato é ter sempre a /home separada do resto do sistema. Isso
não é nenhuma novidade, mesmo no Windows era similar, C:\ para o
sistema e D:\ para meus dados, então não inventei nada de novo ou
exclusivo.

[]'s e sucesso.