[Ubuntu-BR] driver via ubuntu 8.04

Sábado Abril 26 02:18:15 UTC 2008

Hugo,

Estive com o mesmo problema que o seu até agora há pouco.

Não use o OpenChrome que é dor de cabeça. Até agora, vídeos VIA eram
instalados pelo Ubuntu usando o driver VESA que, apesar de não ser lá muito
excelente, funciona bem.

Havia uma aplicação no 7.10 que listava a placa de vídeo e o driver; agora,
só na linha de comando:
1. alt+F2 para chamar o Executar Aplicação;
2, digite gksu displayconfig-gtk e aperte Enter;
3. na janela que abre, apesar de vê-la muito mal, vá para a aba Placa de
Vídeo e clique no Driver;
3.1 escolha vesa;
4. feche a aplicação, o que salvará a sua opção, e reinicie seu PC com os
dedos cruzados.

Infelizmente estou com resolução de 800x600, o que deve também acontecer
contigo, mas até agora não sei como resolver isso.

Espero que ajude.

J.