[Ubuntu-BR] Rede heterogenea

João Sales joaosalless em gmail.com
Sexta Abril 25 18:28:48 UTC 2008

O ultimo servidor que configurei, utilizei este tutorial:

http://www.vivaolinux.com.br/artigos/verArtigo.php?codigo=7358&pagina=1

Após seguir o tutorial, achei interessante implantar uma lixeira e auditoria
no servidor. Assim, se alguém da rede tertar acessar
diretórios indevidos, ficará tudo registrado no log de auditoria do
selvidor. É possivel registrar também os horários e métodos de acessos (se
foi apenas uma leitura de determinado arquivo, se o usuário gravou
alterações no arquivo, se ele deletou o arquivo, etc.) As possibilidades de
auditoria são muitas. Só fique atento aos arquivos de logs que podem
consumir um bom espaço no hd, se for solicitada ao sistema uma auditoria
completa.

Não tenho em mãos o link de um tutorial que segui, explicando muito bem o
processo de auditoria. Mas, dá uma googlada que vc acha.

Espero ter ajudado.

João Sales